DLNA - Deseja compatibilidade universal entre seus aparelhos eletrônicos?

Já imaginou uma casa totalmente conectada em rede sem fios onde os dispositivos podem compartilhar seus conteúdos digitais facilmente? Agora é uma realidade por meio da DLNA.
DLNA é a sigla para Digital Living Network Alliance, um padrão desenvolvido por um grupo de empresas para tornar possível essa conectividade em rede entre eletrônicos, gadgets e computadores. Ele permite compartilhar arquivos multimídia quase que em tempo real.

Esse novo tipo de aliança para a vida em rede digital faz com que diferentes tipos e marcas de dispositivos possam "conversar" entre si. Video games, televisores, impressoras, DVD players, mp3players, pendrives, aparelhos celulares, home theater e outros, fazem parte da interconexão.

Acessar pastas compartilhadas entre computador e smartphone já não é novidade. Entretanto, o DLNA possibilita esse acesso a partir de aparelhos eletrônicos.

Com isso, você pode, por exemplo, acessar o computador, celular ou camêra a partir da televisão e escolher o filme, os vídeos e fotos que desejar ver; enviar arquivos direto do pendrive para impressora ou para o datashow. Qualquer dispositivo conectado pode localizar as músicas no computador e enviar para o home theater da sala, fazer backup de todos os arquivos num servidor NAS, entre outras multiplicidades de atividades.

Para isso, é preciso ter dispositivos certificados pela DLNA (para modelos antigos, existem adaptadores no mercado) e uma rede doméstica com ou sem fio para troca de informações. Veja aqui um exemplo de como configurar o DLNA.

Símbolo do certificado DLNA.
Modelo de conexão DLNA.

















Uma das empresas pioneiras na utilização dessa tecnologia em seus produtos foi a Sony com o Playstation 3, PSP Go! e a linha de televisores Bravia.
Tipos de produtos com certificado DLNA.
Atualmente, já existem mais de 5.000 aparelhos, de diferentes marcas, certificados com a tecnologia DLNA. Entre elas: Cisco, Motorola, LG, HP, Nokia, Panasonic, Phillips, Intel, Samsung, Toshiba e a própria Microsoft já aderiram à "Vida Digital".
Entretanto, aparelhos com essa nova tecnologia ainda são um tanto inacessíveis financeiramente e ainda estão chegando ao Brasil. Um exemplo é o televisor da Sony Bravia de 46 polegadas de LED com resolução Full HD pelo custo médio de R$ 4199,00.
O DLNA torna desnecessário o uso de pendrive, CD ou de outros dispositivos de armazenamento de dados, bastando disponibilizar os arquivos desejados no servidor para acessá-lo de onde quiser.
Visando aumentar a produtividade, torna-se necessário, portanto, a interação entre diversos aparelhos, fazendo com que a "vida digital" esteja cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Para obter mais informações, acesse: dlna.org
Natasha Bezerra
(natashabs@gmail.com.br)
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre