Novo conjunto de ferramentas para ODF

O OpenOffice não é o único projeto de Open Document Format (ODF) que está sendo incubado na Apache Software Foundation. O projeto ODF Toolkit anunciou recentemente seu primeiro lançamento desde que entrou no Apache Incubator em agosto de 2011, batizado de "0.5-incubating".

ODF Toolkit é um conjunto de módulos leves de Java para o processamento de documentos Open Document Format (ODF)/ISO/IEC 26300, o formato padrão usado pelo OpenOffice e LibreOffice, entre outros aplicativos. O conjunto de ferramentas permite que um desenvolvedor integre em seus programas a capacidade de criar, escanear e manipular documentos ODF, mas sem criar as demandas de processamento de aplicativos para escritório. 

Os desenvolvedores afirmam que esses módulos são ideais para uso em servidores, para permitir que aplicativos web importem o formato aberto. Ele inclui ODFDOM, um modelo de documento para examinar documentos ODF, um Simple API de alto nível para manipulação de ODFDOM, um validador de ODF e um XSLT Runner para aplicar folhas de estilo XSLT para documentos ODF.

Antes um projeto da Oracle, ele foi oferecido à Apache Software Foundation juntamente com o OpenOffice. O Incubator permite que projetos operem com a tutoria de membros do Apache para trazer o podling (o nome dado para projetos dentro do Incubator) para os padrões Apache.

A versão 0.5-incubating é a primeira a incluir todos os subprojetos em um único pacote e corrige doze falhas dentro dos projetos. Seus desenvolvedores também destacaram que as APIs ODFDOM DOC foram marcadas como ultrapassadas, e acrescentaram que elas serão substituídas pela Simple API. Uma lista detalhada de mudanças, incluindo correções de falhas, é fornecida no relatório de mudanças. O código-fonte e os binários do ODF Toolkit 0.5-incubating estão disponíveis para download sob a versão 2.0 da licença Apache.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre