Razor-qt: novo desktop leve para Linux baseado em Qt

O GTK+ tem o GNOME de um lado, Xfce do outro e vários desktops menores para complementar. Qt, por sua vez, normalmente fica restrito ao KDE: a maioria dos ambientes leves são feitos usando as bibliotecas e ferramentas do GTK+. Isso está mudando com o Razor-qt, um ambiente desktop para Linux baseado em Qt - mas não tem nada a ver diretamente com o KDE.

O Razor-qt roda bem em máquinas não tão novas, ao mesmo tempo que não tenta reinventar o modo de uso das interfaces, ficando mais parecido com um desktop tradicional de alguns anos atrás - sem deixar de usar temas modernos, aproveitando os recursos do Qt. Quem procura um ambiente leve baseado em Qt, ou simplesmente mais uma opção, poderá estar bem servido:



Ele não é um ambiente completo como GNOME ou KDE (que são quase sistemas operacionais completos :p). De qualquer forma, todos os programas que já rodam no Linux devem rodar normalmente, bastando ter as devidas bibliotecas instaladas. Ele roda preferencialmente sob o gerenciador de janelas Openbox, mas na prática pode usar qualquer outro - até mesmo o Kwin.

O ambiente é baseado em módulos, e naturalmente, o projeto é open source. Atualmente está na versão 0.4. É fácil instalá-lo em boa parte das grandes distros, destacando Ubuntu, SUSE, Fedora, Arch, entre outras.

Confira mais detalhes e screenshots no site http://razor-qt.org/.

No estado em que está ele já tem os componentes principais de um ambiente desktop, como o desktop em si, painel, lançador de programas, etc. Parece que o LXDE e alguns outros ganharão um bom concorrente.


Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-12/razorqt.html

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre