Redo Backup & Recovery – Uma distro Linux anti-desastres

A maioria dos utilizadores já apanhou certamente “sustos” com o seu computador. Ou porque a determinado momento não conseguiu entrar no sistema, ou porque apareceu um erro referente a sectores danificados do disco, ou porque o boot do sistema operativo foi corrompido, ou porque simplesmente o seu sistema apanhou uma virose.
Nesses momentos, a primeira acção é tentar de alguma forma salvar/restaurar a informação que temos no disco. Para esse efeito hoje apresento-vos o Redo Backup & Recovery.

redo_00

O Redo Backup & Recovery é uma distribuição baseado no Ubuntu, que oferece um interface bastante simples e um conjunto de funcionalidades que permitem o backup e restauro de informação.
Segundo informações da equipa responsável pelo Redo Backup & Recovery, esta distribuição é capaz de recuperar na totalidade ficheiros que foram apagados acidentalmente ou devido à acção de vírus.

redo_05

O Redo Backup & Recovery não necessita de ser instalado, correndo através de LiveCD ou PenUSB e arranca em menos de 1 minuto. Esta distribuição permite aceder facilmente ao sistemas de ficheiros de um sistema operativo Windows ou Linux, não necessitando qualquer tipo de autenticação.

redo_03

Além das funcionalidades referidas, a distribuição permite recuperar facilmente dados usando a ferramenta Photorec, permite também o acesso à Internet caso haja infra-estrutura para tal e também a gestão de partições/discos através da aplicação GParted.


redo_04

Outra das características interessantes do Redo Backup & Recovery é a possibilidade de realizarmos formatações de baixo nível nos discos rígidos. Desta forma podemos por exemplo vender ou oferecer o nosso disco sem corrermos o disco que os dados que foram apagados no disco sejam recuperados.

O Redo Backup & Recovery é um Kit SOS para quando o nosso sistema “embirra” em funcionar ou para recuperação de dados.

Licença: GPLv3
Download: Redobackup 1.0.2 [200MB]
Homepage: RedoBackup

Fonte: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre