Tecnologia UEFI da Microsoft bloqueará Linux em sistemas ARM

O UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é o sucessor do atual BIOS presente nos PCs. A tecnologia possibilitará a inclusão de funcionalidades adicionais no Windows 8, próximo sistema operacional da Microsoft. Uma das novidades anunciadas, o boot mais rápido, impedirá que alguns sistemas operacionais sejam iniciados, como o Linux.

Acesse o Painel de Controle (Foto: Reprodução/TechTudo) 
Acesse o Painel de Controle (Foto: Reprodução/TechTudo)
 
O UEFI possui recursos de segurança que impedem a execução, durante o boot, de um software mal intencionado. O boot seguro, por exemplo, garante que apenas sistemas operacionais assinados digitalmente possam ser inicializados.

Dessa forma, não seria possível instalar uma distribuição Linux na máquina, já que isso também implicaria na utilização de um gerenciador de boot de código fechado. A licença GPLv3, muito utilizada no pinguim, exige que o desenvolvedor disponibilize as chaves de segurança publicamente, acabando com a vantagem do recurso.
Nos PCs com arquitetura x86, o recurso poderá ser desativado. O mesmo, contudo, não deverá ocorrer com sistemas ARM, massivamente adotados por smartphones e tablets. Quem adquirir um tablet certificado para o Windows 8 não poderá instalar nenhum outro sistema operacional, inclusive versões antigas do próprio Windows, como XP e 7, além de variações do Linux e do Android.
Vale lembrar que na plataforma ARM, outros fabricantes adotam a mesma prática da Microsoft. A Apple, por sua vez, não permite o desbloqueio do bootloader do iPad. Mesmo a HTC, que permitiu o desbloqueio de alguns aparelhos com uma ferramenta oficial, deixa claro que a utilização do aplicativo implicará na perda da garantia.

Via iTWire

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre