Transformando o Ubuntu ou seu Linux em um servidor multimídia para clientes DLNA

DLNA é uma plataforma ou framework onde dispositivos domésticos podem compartilhar conteúdo digital sem nenhuma complicação. Se você tem um Playstation3, Smartv ou XBox360, esses equipamentos e vários outros dispositivos são compatíveis com DLNA.


Para os usuários do VRlivre 5.10, podem ficar tranquilos pois este recurso já vem instalado e devidamente configurado, sendo assim, basta ter um dos equipamentos compatíveis e desfrutar de mais esse recurso oferecido pela Customização VRlivre, se você se interessou e quer saber o que mais tem no VRlivre acesse aqui http://www.iaesmevr.org/vrlivre2011

Obs.: O DLNA funciona em cima de outro recurso chamado UPnP Network Discovery, assim, antes de prosseguir com esse tutorial tenha certeza de que sua rede e também dispositivos DLNA (PS3, XBox360,Smartv…) tenham o suporte UPnP habilitado. Geralmente, dispositivos DLNA e roteadores já vem com isso habilitado, mas alguns desabilitam por questões relacionadas a segurança.

Vamos instalar as dependências, se no seu caso já esta tudo ok, pode pular essa parte: 

$ sudo apt-get install mencoder ffmpeg mplayer vlc -y && aptitude -f install -y 

Instalando o Java, aqui vai ficar a seu critério escolher o melhor para você, ou seja, instalar o java da Oracle (SUN) ou java OpenJDK:

##### Oracle
$ sudo aptitude remove -y openjdk-6-dbg openjdk-6-demo openjdk-6-doc openjdk-6-jre
$ sudo aptitude purge -y openjdk-6-dbg openjdk-6-demo openjdk-6-doc openjdk-6-jre
$ sudo aptitude install -y sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin equivs ttf-sazanami-gothic ttf-sazanami-mincho
$ sudo update-alternatives --set java /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java 

##### OpenJDK
$ sudo aptitude remove -y sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-jdk
$ sudo aptitude purge -y sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-jdk
$ sudo aptitude install -y openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib icedtea6-plugin
$ sudo update-alternatives --set java /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
$ sudo update-alternatives --set javac /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/bin/javac

Baixando o servidor DLNA, vá até a página:


 E faça o download da ultima versão do programa ‘PS3 Media Server’, que quando escrevi este tutorial era "pms-generic-linux-unix-1.50.1.tgz":

Obs.: Não se deixe enganar com o nome ‘PS3 Media Server’, esse servidor é um Media Server para qualquer dspositivo DLNA, incluindo PS3, XBox, alguns celulares, televisores, etc…

Obs.: Nos itens abaixo onde aparece a palavra "VERSÃO", você deve substituir pelo número da versão do programa que você baixou, no meu caso seria "1.50.1".

Para descompactar o programa no diretório /usr/share, use o comando a seguir:

$ sudo tar zxvf pms-generic-linux-unix-VERSÃO.tgz -C /usr/share

Esse comando vai extrair os arquivos do programa na pasta "/usr/share/pms-linux-VERSÃO".

Criando um atalho para o programa:

$ sudo gedit /usr/share/applications/Servidor_Multimedia_DLNA.desktop

Com o editor de textos aberto, copie e cole o seguinte conteúdo:

[Desktop Entry]
Name=Servidor Multimídia DLNA
GenericName=Servidor Multimídia DLNA
Comment=Permite Compartilhar conteúdo multimídia para dispositivos DLNA
Exec=gksu /usr/share/pms-linux-VERSÃO/PMS.sh
Icon=avidemux
Terminal=false
MultipleArgs=false
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=Development;Core;GTK;
StartupNotify=false

Agora basta salvar o arquivo e fechar o editor de textos.

Agora vamos executar o aplicativo pela primeira vez, vá em Aplicativos > Desenvolvimento > Servidor Multimídia DLNA.



Vá até aba [Configuração Geral] e escolha o idioma "Portuguese (Brazilian)" e marque a opção "Iniciar minimizado":


Agora vá até a aba [Navegação/Definições de partilha] e selecione as pastas que deseja compartilhar com dispositivos DLNA (PS3 incluso), vale ressaltar que essas pastas deverão conter conteúdo multimídia, aproveite para habilitar algumas opções que se são auto-explicaveis e melhoram a navegação dos arquivos multimídia para os seus dispositivos DLNA.

Terminando o processo de configuração, clique no botão "Guardar", que é o ícone do disquete, para salvar todos os ajustes que você acabou de realizar.


Na aba [Estado], clique no botão "Reiniciar Servidor", para que as suas configurações sejam ativadas.


Agora vá no seu dispositivo e verifique se consegue encontrar o "Servidor Multimídia DLNA" que acabou de criar, use o menu dele para acessar o conteúdo multimídia, o resto é com você.


Para os "felizes" usuários do XBox360 aconselho fazer uma modificação no arquivo de configuração para rodar arquivos .avi:

$ sudo gedit /usr/share/pms-linux-VERSÃO/renderers/XBOX360.conf

Com o arquivo aberto, localize a linha:

StreamExtensions=wma,asf

Modifique para:

StreamExtensions=wma,asf,avi

Depois disso, salve o arquivo e feche o editor de textos e reinicie o seu servidor.

Os dispositivos que o "Servidor Multimídia DLNA" reconhece estão listados na pasta /usr/share/pms-linux-VERSÃO/renderers/*.conf, cada um destes arquivos  é um arquivo de configuração específico de um dispositivo DLNA.


Sergio Graças - Janeiro de 2012

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre