Android e Eclipse no Ubuntu 11.10

Todos conhecemos o Android, não é? Sim, provavelmente sim. Mas nem todos sabem como iniciar o desenvolvimento de aplicações nesta plataforma. Se este é o seu caso, está no lugar certo.

Ao fim deste artigo, você será capaz de desenvolver e portar uma aplicação para Android de maneira completa.

Vamos aos passos.

I - Android SDK

Primeiro, baixe a versão mais recente do SDK do Android (atualmente: r16):
Extraia o conteúdo na pasta que preferir. Abra a pasta, entre na sub-pasta "tools" e rode o arquivo "android". Este arquivo irá baixar as ferramentas necessárias e também as APIs.

Para iniciar o desenvolvimento, basta baixar toda a pasta "Tools" e algumas APIs, eu escolhi '2.2' e a '2.3' por enquanto. Lembrando que o Android SDK Manager pode ser acessado novamente. Se julgar interessante, pode baixar a pasta "Extras" também, desmarcando os itens não compatíveis com Linux.

Depois de ter tudo o que é necessário marcado, clique em "Install X package" e espere, sempre concordando com os termos e tudo mais.
Terminamos com o SDK.

II- Eclipse

Para instalar o Eclipse, basta procurá-lo no "Ubuntu Software Center" (Central de Programas do Ubuntu), ou se preferir:

$ sudo apt-get install eclipse

III- ADT Plugin para Eclipse

Agora precisamos integrar o SDK com o Eclipse. Fazemos isto com o ADT Plugin.

Para instalar o este plugin, devemos abrir o Eclipse, entrar no menu "Help" e no submenu "Install New Software".

Então clique em "Add", nomeie do modo que desejar e no endereço cole isso: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse e clique em 'OK'.

Aguarde um pouco e selecione "Development Tools" logo abaixo, e clique em Next.

Se você receber a seguinte mensagem de erro:
"Cannot complete the install because one or more required items could not be found.
Software being installed: Android Development Tools 16.0.1.v201112150204-238534 (com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534) Missing requirement: Android Development Tools 16.0.1.v201112150204-238534 (com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534) requires 'org.eclipse.wst.sse.core 0.0.0' but it could not be found."

Clique em "Back" e novamente em "Add", agora adicione os seguinte link: http://download.eclipse.org/releases/indigo, nomeando como quiser.

Clique em 'OK' e aguarde até aparecer várias opções abaixo. Nestas opções, selecione somente "Linux Tools", clique em "Next" e depois em "Finish" (sempre aceitando todas as condições e termos).

Feito isto, podemos tentar novamente instalar o ADT Plugin pelo link:

O processo é o mesmo, selecione "Development Tools", clique em "Next" e neste ponto, o erro não deverá aparecer; então finalmente clique em "Finish", aceite tudo e prossiga.

IV- Configurando o Plugin e adicionando AVDs

Nas janelas que aparecerem logo após a conclusão da instalação do ADT, use a configuração padrão clicando em 'OK' sempre.

Temos o Plugin instalado agora. Só nos falta criar as AVDs ou seja, "Android Virtual Device", o nosso Emulador. Para isto, vá em "Android Virtual Device Manager", pode ser encontrado na barra superior, o ícone é um pequeno celular com a cabeça do Android.

Com a janela aberta, clique em "New". Neste ponto criamos o emulador. Dê um nome qualquer, escolha o target '(API Level', que foi baixado anteriorment. Isto informa qual versão do Andorid rodará no seu emulador), preencha o tamanho do SD Card, geralmente ponho 1024 ou até 2048 MB.

Em 'skin', selecione a que desejar, sendo algumas de alta qualidade e outras de média, e clique em "Create". Aguarde a criação e pode fechar o "Android Virtual Device Manager".

Temos um emulador pronto para funcionar, basta criarmos um projeto.

V- Criando um Projeto Android

Para criar projetos em Android é simples. No Eclipse, vá em: File -> New -> Project, selecione "Android Project" e clique em "Next".

Preencha o nome do projeto, clique em "Next", selecione o target (que você criou AVD antes, é o mesmo target), clique em "Next". Preencha o nome do package (sempre uso br.com.adriano) e clique em "Finish".

Aguarde a conclusão do processo e estamos prontos para rodar.

VI- Rodando o Emulador

Para rodar o emulador, basta clicar com o botão direito sobre o projeto na aba "Package Explorer", abrir o submenu "Run As" e clicar em "Android Application".

Uma dica: Abra o emulador no início do desenvolvimento e NÃO FECHE. Demora cerca de uns 5 minutos para funcionar. 
 
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre