Conhecendo o Firefox ESR

O novo modelo de lançamentos do Firefox, acompanhando o conceito do Chrome, gerou uma evolução significativa do navegador, mas também gerou uma onda interminável de reclamações de usuários do panda vermelho em ambientes corporativos ou em outros ambientes que, por algum motivo, não conseguem acompanhar o novo ritmo de lançamentos. Pensando nisso, a Mozilla lançou o Firefox ESR.
Em primeiro lugar, acho que todos deveriam aplaudir e se espelhar na atitude da Mozilla. Não é frequente uma atitude como essa ser tomada, e de forma tão rápida, por uma organização envolvida com software livre. A mudança no tempo dos lançamentos foi feita, as reclamações apareceram e a equipe do Firefox discutiu civilizadamente (ou não :P ) o problema com os usuários que reclamaram e apresentam a solução juntamente com o lançamento do Firefox 10.
O ESR é a sigla para Extended Support Release ou, em bom português, Lançamento de Suporte Extendido, mais ou menos o equivalente as versões LTS do Ubuntu. A versão 10 do navegador será a primeira a ser ESR. O suporte a essas versões será de, aproximadamente, 1 ano. Além disso, a versão ESR terá um suporte de 12 semanas, ou dois lançamentos do Firefox, após o lançamento da ESR seguinte, para permitir que as organizações que necessitam fazer homologação do navegador possam ter tempo para isso.
O Firefox ESR não receberá novos recursos durante seu tempo de suporte, apenas correções de bugs. A adição de novos recursos só será feita nas versões de suporte curto (seis semanas) e, é claro, no ESR seguinte. A página dessa versão do Firefox fica “escondida” em um link no rodapé da página inicial, já que a ideia da Fundação Mozilla é que os usuários não confundam as duas versões.
O Firefox ESR é uma grande conquista da comunidade do navegador. Por ser um primeiro lançamento dentro desse modelo, podemos esperar que alguns ajustes gerais na forma como a Mozilla vai trabalhar nessas versões, mas esperamos que não seja nada muito drástico. Se você trabalha numa organização e estava enlouquecendo com o ritmo dos lançamentos do Firefox, a versão com suporte extendido é uma grande notícia.
Fonte e créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre