JEaD (Java Educação a Distancia)

Ensino Remoto Completo

Este é um sistema de ensino feito em Java, funciona da seguinte maneira o professor entra no programa e a tela de seu computador e transmitida para os alunos que participam da aula remotamente.

O JEaD possui dois servidores que funcionam na porta 3308 e 3309, eles fazem a ligação entre o programa do professor e o programa dos alunos.

Assim que o professor esta transmitindo sua tela para outros alunos ele pode também conversar com eles através de um chat que é sintetizado ou seja é lido pelo programa. O professor pode também acessar remotamente o computador do aluno de maneira que, se o aluno não entendeu a explicação o professor pode acessar o computador do aluno durante a aula através de um acesso remoto por isso dois servidores um para a aula e outro para o acesso remoto, mas isto não e visto pois tudo e automatizado.

O JEaD esta completo permitindo a aula e o acesso remoto, fiz o teste com 8 computadores e funcionou bem, foi o suficiente para minha monografia mas ele pode ser usado para uma sala ou duas salas de aula substituindo o data show e funciona também pela internet.

O JEaD tem algumas funções uteis ele tem o controle da resolução da imagem que é enviada aos alunos de maneira que se o sistema ficar lento um rápida alteração na resolução pode resolver o problema.
O sistema possui um tela onde se vê o que esta sendo transmitido aos alunos, é uma tela redimensionável que pode ser adaptada ao canto da tela do computador.

O programa possui um rápido sistema de acesso remoto que permite acessar qualquer computador que esteja ligado ao sistema durante a aula, permitindo que o professor possa mostrar e responder a questões do aluno utilizando o computador do próprio aluno ou mesmo fazer alguma configuração.

O sistema de acesso remoto incorporado possui também a função de mudar a resolução da imagem que esta sendo transmitida e ampliar determinada área da tela.

Para usar o sistema é muito simples, um computador dentro da rede se torna o servidor, neste é executado só dois arquivos principais do servidor.

Outro computador é separado para o professor neste o programa para o professor é executado.

O restante dos computadores da rede são destinados aos alunos que ao ligarem o programa precisam fornecer o ip do servidor o mesmo para o professor.
O professor coordena todo o ensino e após ter o inicio da aula o JEaD não aceita mais entradas de alunos.

Tela do Professor

Ao Lado podemos ver os botões da tela que é transmitida aos alunos.
O Botão (ACM) inicia o acesso remoto, abaixo de Alunos Conectados estão os nomes de todos as pessoas que estão usando o sistema e na frente um id quando o botão (ACM) é clicado ele pergunta qual id, cada aluno tem um id, digitando este id o professor tem acesso remoto ao computador do aluno.
O Botão (Resolução) serve para definir a resolução da imagem que é enviada ao aluno os dois campos com o valor 400 na frente servem para colocar a resolução desejada.

  • O botão (Iniciar) ou (Parar) tem a função de iniciar ou para a transmissão das telas.
  • O botão (EnvText) serve para enviar o texto do chat aos alunos.
  • O Botão (Dim Tela) serve para colocar a tela em modo miniatura permitindo que apenas a tela que e transmitida aos alunos seja vista.
Tela do Professor em Miniatura

O Botão (Volt Tela) restaura a tela em seu tamanho original.










Tela do Aluno

Na tela do aluno esta visível a tela do professor do lado direito o campo de texto serve para o aluno escrever no chat o botão (som) para interromper a leitura automática do texto.
O professor decidi quando parar a transmissão da tela e quando fazer o acesso remoto.
Encerrado o JEaD deve se reiniciar o servidor para usá lo novamente.
No caso da rede não ser local mas se o JEaD for usado na internet e a rede tiver mais de um computador interligado por um roteador deve – se então fazer a configuração NAT no modem.

Olá estou com uma nova versão do sistema de ensino remoto agora com acesso remoto também tem um video ensinando a usar em baixo para baixar os arquivos Clique aqui.

Para baixar o video que ensina a usar o Sistema Baixe o video aqui

Fonte e créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre