Qual melhor aplicativo de VoIP para Android: Skype ou Viber?

O Skype e o Viber são atualmente os melhores softwares de VoIP disponíveis para smartphones Android (inclusive para iPhone também); tecnologia que permite realizar chamadas telefônicas através da Rede de Dados do dispositivo. Mas, entre os dois , qual é o melhor?
Skype é certamente o mais conhecido. Após baixado e instalado via Market , você será solicitado a colocar sua conta Skype ou criar uma nova. O aplicativo tem três opções: sincronizar todos os contratosapenas sincronizar contatos do Skype existentes e não sincronizar nada. Na página principal da aplicação você pode encontrar quatro categorias principais no menu: Contatos, Chamadas Recentes, Telefone e Perfis .
O primeiro é uma simples lista de contatos adicionados, mostrando quem está disponível, o segundo fornece todas as informações sobre eventos que ocorreram recentemente no Skype (chamadas telefônicas, números discados e etc), o terceiro abre um teclado virtual e o menu Perfis, mostra o seu perfil com algumas opções de mudança e customização.
A qualidade de voz do Skype é muito boa, tanto em redes Wi-Fi como em 3G. O vídeo é suficientemente claro e fluente, porém você pode encontrar problemas se a sua chamada for entre um smartphone e um PC (ligações entre usuários Skype).
Viber é mais recente, mas já é considerado capaz de competir com o Skype de “igual pra igual”. Uma vez instalado, você será solicitado a definir o país e introduzir seu número de telefone. Após isso, o aplicativo envia uma mensagem de texto dando o número do código necessário para começar a usar a aplicação. Recebida a mensagem de texto e definido o código dentro do app, o Viber está pronto para funcionar .
A sua agenda é completamente sincronizada e imediatamente torna-se acessível ao Viber, mostrando não apenas as informações de costume, mas também se os contatos têm o Viber instalado no seu smartphone.
O interessante do Viber é que ele envia, recebe mensagens e recebe ligações mesmo que você não tenha aberto o aplicativo ainda.  A qualidade das chamadas de voz é boa, embora inferior ao Skype, e infelizmente com momentos em que você se sente muito desconfortável com o retorno da sua própria voz (dependendo da conexão de rede).
Em conclusão,  o Skype é muito mais avançado, com mais recursos e maior desempenho, mas requer que o usuário esteja sempre conectado, e isso consome a bateria. O Viber, ao contrário, é mais leve, feito para aqueles que ocasionalmente querem efetuar ligações e enviar mensagens sem pesar na conta telefônica.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre