Como instalar ATI AMD Catalyst 12.2 no Ubuntu 11.10/12.04


Um novo driver para os proprietários de placas gráficas ATI foram liberados. ATI AMD Catalyst 12.2 para GNU/Linux não tem alterações significativas em relação à versão anterior (AMD Catalyst 12.1), e até mesmo a AMD não forneceu notas de lançamento para o seu condutor dedicado para GNU/Linux para poder conhecer as novas funcionalidades e mudanças. No entanto, uma característica é conhecida apenas nesta última versão que é o apoio do x.org.

REMOÇÃO DO DRIVE AMD

Antes de instalar qualquer novo driver, você precisa primeiro desinstalar o driver AMD antigo. Através do terminal, execute os seguintes comandos para removê-lo:

$ sudo sh /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh
$ sudo aptitude remove --purge fglrx fglrx_* fglrx-amdcccle* fglrx-dev* xorg-driver-fglrx

Nota : Se você receber erros ao executar o primeiro comando, então ignorá-lo e passar para o segundo comando.

INSTALAÇÃO DO DRIVE CATALYST 12.2

Comece agora a instalação do drive ATI AMD Catalyst Display12.2 com esta sequência de comandos (driver suporta tanto 32 -bit e 64-bit arquitecturas):

$ cd ~/; mkdir catalyst12.2; cd catalyst12.2/
$ wget -O amd-driver-installer-12-2-x86.x86_64.run http://goo.gl/zewU2
$ chmod +x amd-driver-installer-12-2-x86.x86_64.run
$ sh ./amd-driver-installer-12-2-x86.x86_64.run

O assistente de instalação irá guiá-lo para a instalação do driver:


Após concluir o assistente de configuração, faça uma atualização do arquivo X.org com este comando:

$ sudo aticonfig --initial -f

Finalmente reinicie o sistema para concluir a instalação do driver:

$ sudo reboot

É reiniciar pra ver.

OBS.: eu não uso chip da ATI, apenas reproduzi o tutorial em inglês.


Fonte e Créditos: aqui

2 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre