Criando documentos em PDF editável no LibreOffice

O PDF (Portable Document Format) foi criado com o intuito de, como o nome já diz, ser um formato de arquivo de fácil acesso nas diversas suítes de escritório existentes. Existem diversas soluções para edição de arquivos em PDF, tanto online quanto em aplicações, mas, na grande maioria dos casos, as aplicações que leem PDF não tem a capacidade de editá-los. Porém nós, que usamos o LibreOffice, além de podermos criar arquivos em PDF de forma muito, mas muito fácil mesmo, ainda podemos criá-los de forma editável! (O Que?!?! Isso mesmo, editáveis! rsrs)
Bom gente, a dica é simples, apesar de desconhecida pela grande maioria dos usuários do LibreOffice. Vamos lá:
1- Abra o seu LibreOffice, crie seu documento normalmente e clique em “Arquivo” -> “Exportar como PDF”.
2- Na janela que será aberta, marque a opção “Incorporar arquivo OpenDocument – Torna este PDF facilmente editável no LibreOffice”
3- Após isso, clique em “Exportar”
Pronto! Agora abra o PDF que você criou no LibreOffice e veja que agora você poderá editá-lo.
ATUALIZAÇÃO
Caso o seu LibreOffice, ao tentar abrir o PDF editável, aparece uma página cheia de códigos ilegíveis, instale o pacote libreoffice-pdfimport. No Ubuntu, rode o seguinte comando:
sudo apt-get install libreoffice-pdfimport
Reinicie seu LibreOffice (o ideal é dar o comando pkill soffice para ter certeza que o LibreOffice foi encerrado) e abra o PDF editável normalmente.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre