quarta-feira, 28 de março de 2012

GIMP - Como dividir uma foto em várias partes

Alguns efeitos relativos a edição de fotos são muito famosos, dentre estes estão a subdivisão de fotos, aquele efeito em que você pega uma imagem e a divide em vários quadradinhos de tamanhos diferentes ou iguais.

Reproduzir este tipo de efeito é muito simples, você utilizar para isso o GIMP que é um programa totalmente gratuito que pode ser baixado facilmente, e como o GIMP é altamente customizavel adicionar a ele um “plugin” ou script que faça essa função.

Aqui mencionamos o script chamado de image subdivide.scm, ele vai cortar sua imagem em N linhas x N colunas e salvar arquivos em cada porção. Ou seja sua foto vira vários arquivos e para remonta-la você organiza estes arquivos conforme a sua vontade. O resultado é como apresentado abaixo:


dividir imagem com gimp

Cada parte da imagem é renomeada, adicionando o nome do arquivo e o número da linha da coluna a que pertence.

Depois de baixar e descompactar o script image subdivide.scm você deve copia-lo para a pasta: \home\usuario\.gimp\scripts\ ou equivalente no idioma em que seu GIMP estiver instalado.

Depois de instalar você tem de chamar o script no menu: Ferramentas/Subdivide Image

Uma vez ativado você vai escolher o número de linhas e número de colunas em que você quer dividir a imagem.

Por padrão as porções das imagens são salvas no formato xcf que é o formato do GIMP, opcionalmente, você pode optar por salvar nos seguintes formatos: jpeg, jpg, bmp, tif, tga e GIF.

Depois de definir os valores desejados, a imagem é automaticamente dividida, convertida e salva em arquivo.

Para obter o script e dividir quantas imagens você quiser vá em image subdivide ou clique aqui

Fonte e Créditos: aqui

1 comentários: