Libere espaço em disco apagando o cache das miniaturas das imagens

Você precisa ganhar espaço em disco no Debian e/ou derivados?
Uma das possibilidades de se fazer isso é apagando o cache das miniaturas armazenadas automaticamente pelo sistema na pasta .thumbnails (oculta). Estas miniaturas são criadas automaticamente cada vez que você abre uma pasta/imagem no Nautilus. Você pode obter mais megabytes no seu computador apagando o conteúdo desta pasta. Não tem nenhum efeito sobre a estabilidade do seu sistema, pode excluir essas miniaturas sem medo.

MODO GRÁFICO

1 - Abra o Nautilus na sua pasta HOME;
2 - Tecle CTRL+H para exibir as pastas ocultas;
3 - Localize e navegue até a pasta .thumbnails;
4 - Estando dentro da pasta indicada, tecle CTRL+A para selecionar tudo;
5 - Tecle SHIFT+DELETE para apagar tudo sem mandar para a lixeira.

MODO TEXTO

1 - Abra o terminal (Ctrl+Alt+T) e executar o comando:
$ nautilus ~/.thumbnails &

2 - Para saber o tamanho do conteúdo da pasta use o seguinte comando:
$ du -ah ~/.thumbnails/

3 - Se você precisa, de fato, eliminar o conteúdo, execute o seguinte comando:
$ rm -r ~/.thumbnails/*

Vale lembrar: à medida que você for abrindo pastas que contem imagens e filmes, o cache irá ser criado na mesma proporção.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre