LibreOffice ganhará recurso de edição colaborativa


Uma das últimas grandes características que faltam ao LibreOffice é a edição colaborativa. Para preencher esse buraco, Eike Rathke (da RedHat) vem trabalhando há algumas semanas no código do Empathy ligado no núcleo do LibreOffice. O Empathy foi escolhido para nos permitir configurar um canal de comunicação multi-caminho e de protocolos de mensagens instantâneas (IM) protocolos, sem exigir qualquer tipo de servidor.

A coisa interessante sobre isso é que LibreOffice não precisará se ​​conectar a umservidor externo para compartilhar o conteúdo e as respectivas alterações, basta para isso usar o mensageiro Empathy para comunicação direta entre os usuários, numa grande LAN como experiência ao visualizar as alterações feitas por cada um dos editores.

Com capacidade de multi-usuários de bate-papo fornecidos pelo protocolo Jabber onde a ordem das mensagens é definida e constante, é possível garantir que as alterações feitas com documentos vistos por cada participante de uma forma ordenada.


Vale lembrar que este recurso ainda é um protótipo e não tem data para ancorar em uma determinada versão do LibreOffice. No entanto, se você quiser participar no desenvolvimento deste importante recurso e revolucionário você está convidado a se juntar à equipe de desenvolvimento do LibreOffice.

Fonte e Créditos: aqui e aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre