Stoq - conjunto de aplicativos de gestão comercial e industrial


O objetivo principal do Stoq é suprir as necessidades de pequenas e médias empresas do mercado brasileiro, atendendo aos requisitos necessários estando de acordo com as regras impostas pelo governo, como Sintegra, Impressoras Fiscais (ECF),apuração de impostos sobre compra e venda (ICMS), impostos sobre serviço (ISS), CFOP e etc. O Stoq possui suporte multi-idioma e está traduzido para três deles: inglês, português e espanhol. Tem suporte a dispositivos específicos do Brasil e estes estão implementados em plugins para evitar a exibição de tal funcionalidade para os usuários de outros países.

O Stoq é desenvolvido em Python e utiliza PostgreSQL database para armazenamento. Sua interface gráfica é escrita em GTK através do python bindings. É utilizada uma variante do MVC arquitetura esta que torna mais fácil escrever interfaces gráficas, como para web. Contém uma infra-estrutura de plugins que permite chamada de módulos externos para estender o framework. É desenvolvido primeiramente para sistema operacional GNU/Linux, mas, para desenvolvedores com grande experiência em outros sistemas, deverá ser fácil portar para outros sistemas operacionais. Para facilitar aos usuários interessados em testar o software, o Stoq é distribuído também em Live CD baseado no Ubuntu.

Stoq é uma suíte de aplicativos de gestão comercial e industrial open source distribuído e desenvolvido pela Async Open Source (Brasil). Trata-se de um conjunto de aplicativos desenvolvido sob a GNU General Public License (versão 2) e a maioria das bibliotecas estão sob GNU Lesser General Public License disponibilizado como software livre.

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal e executar os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:stoq-dev/lancamentos
$ sudo aptitude update
$ sudo aptitude install stoq

Ou visite este link para maiores explicações.

Na primeira execução do Stoq é executado um assistente de instalação. É só seguí-lo respondendo às perguntas de acordo com a sua necessidade:


Nesta etapa do assistente você deve optar (ou não) os plugins que você necessita:


Nesta etapa você precisará criar a senha de administrador do Banco de Dados:


Se você ainda não tem um servidor PostgreeSQL instalado na sua máquina, o assistente irá avisar e iniciar a instalação do servidor:


Para entrar no Stoq é necessário digitar a senha de administrador que você criou::


Somente na primeira você receberá um pequeno aviso:


Será aberto um diálogo para o preenchimento de todos os dados necessários da empresa. É preciso um número de CNPJ para passar desse ponto. Se não tem um e deseja apenas testar o software, visite este link e crie um CNPJ válido (faça isso apenas para testar o programa):


Uma vez preenchidas as informações... é só começar a trabalhar e explorar o Stoq:




Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre