Utilizando o Aptitude


Atualiza listas de pacotes:

# aptitude update 

Atualiza sistema: 

# aptitude safe-upgrade 

Pesquisa de pacotes: 

# aptitude search pacote 

Instala pacotes: 

# aptitude install pacote 

Instala mais de um pacote: 

# aptitude install pacote pacote2 pacote3 

Remove deixando arquivos de configuração no PC: 

# aptitude remove pacote

Remove completamente: 

# aptitude purge pacote

Limpa todo o cache do Aptitude: 

# aptitude clean

Remove os ficheiros de pacotes de versões ultrapassadas existentes em cache, mas mantém os pacotes de versões atualizados:

# aptitude autoclean

Verifica se um pacote esta instalado:

# aptitude show pacote

Verifica versão do pacote no repositório:

# aptitude versions pacote

Manual do Aptitude:

# man aptitude

Reinstala pacote (muito útil para voltar à configuração original): 

# aptitude reinstall pacote 

A grande diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes que é melhor no Aptitude do que o do apt-get.

O Aptitude resolve melhor as dependências e também guarda a lista delas.

Isso faz diferença na hora de desinstalar algum programa: como a lista de dependência do Aptitude esta guardada ele desinstala tudo.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre