1° Aula – Saiba mais sobre o Linux e descubra qual distribuição é melhor para você!

Iniciando nossa primeira aula sobre o Linux, hoje falaremos sobre um pouco da história do Linux! Pois isso nos dará noções básicas de como funciona e como podemos trabalhar com o Linux em sua totalidade!

Algumas Perguntas




Quem criou o Linux?
O criador do Linux se chama Linus Torvalds. O Linux é baseado nos padrões de um sistema chamado Unix, ele agregou ao seu nome Linus com o Unix e resultou em Linux!

Mas será que você sabe o que é Linux?
Linux é um sistema operacional! E, portanto, tem a mesma função que o Windows e MacOS, por exemplo, que conhecemos como outros sistemas operacionais!

Mas você sabe o que é um sistema operacional?
Nada mais é que um programa responsável pelo funcionamento do computador, ou seja, ele faz a comunicação entre hardware e software. Mas para haver essa comunicação existe um kernel (núcleo do sistema operacional) que é o componente central do sistema operacional!




Então uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único local.

Mas por que o Linux cresceu e cresce a cada dia?
É justamente por ele ser um sistema livre e gratuito (Open Source - Código Aberto). Ou seja, você não precisa pagar para usá-lo e muito menos pagar por licenças. E além de gratuito, ele é livre! Livre por ser possível alterar o núcleo (kernel) do sistema operacional!Então existem vários desenvolvedores por todo o mundo que contribuem sempre alterando trechos de códigos do kernel.
Consequentemente essa é uma diferença marcante entre o Linux e o Windows!




Isso com certeza é o motivo por seu rápido crescimento e por sempre existir compatibilidade com novos hardwares, e sempre mantendo seu alto desempenho e sua estabilidade. Pois sempre existirá uma pessoa que verá como o sistema funciona e corrigirá algum problema ou dará sugestão para sua melhoria!

Distribuições Linux

Uma distribuição Linux nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição Linux possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware. Então resta ao usuário definir que distribuição Linux atende melhor suas necessidades.
Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/linux/

Então pode surgir uma pergunta: entre tantas distribuições, qual devo escolher?

1- Ubuntu Linux




Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares! Deve-se ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.

Por que escolher o Ubuntu?
Se você está atrás de um sistema operacional que seja estável, elegante e funcional esse é o Ubuntu Linux! Com sua popularidade, informações de como solucionar diversos problemas fica mais fácil de resolver. Sempre atualizado constantemente, é um sistema seguro e robusto!

Para maiores informações, visite o site oficial do Ubuntu Linux ou a comunidade do Ubuntu Linux no Brasil.

2 - OpenSuSE Linux




OpenSuSE Linux também é muito poderoso quando o assunto é desktop.

Por que escolher o OpenSuse? 
Se você procura um sistema com aparência agradável! Considero como uma das distribuições mais elegantes e bonitas do Linux!

Para maiores informações, visite o site oficial do OpenSuSE Linux ou a comunidade brasileira OpenSuSE Linux.

Debian Linux

Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin.

Para maiores informações, visite o site oficial do Debian Linux.

3 - Kurumin Linux

O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Infelizmente, apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando!
Com o encerramento do projeto, recomendamos o uso do Debian Lenny e de outras distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva
Comenta Equipe do Guia do Hardware

Resolvi falar sobre o Kurumin Linux, pois foi uma distribuição Linux nacional que se destacou! Para maiores informações, visite o site oficial do Kurumin Linux.

4 - Fedora Linux




Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele conta com um ciclo de desenvolvimento rápido. A cada seis meses, em média, um novo Fedora Linux é liberado pelo Fedora Project para a comunidade. Considero o Fedora como sendo a segunda distribuição mais usada, depois do Ubuntu!

Por que escolher o Fedora Linux? 
Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha.
Comenta Equipe do Fedora

Dentre essas distribuições, daremos destaque para o Ubuntu e o Fedora! Veremos como instalar cada uma delas e configurá-las corretamente!

No próximo artigo, veremos com você pode instalar o Linux, no seu computador pessoal, sem prejudicar a instalação do seu Windows ou precisar formatar sua máquina!

Aguardem! Abcs a todos!

Quer uma ajuda para escolher sua distribuição?

O portal Linux Distribution Chooser poderá te ajudar em apenas alguns minutos escolher a melhor distribuição para seu perfil.

Foi coletado dados das distribuições Linux mais populares, como: Fedora Core, Mandriva, OpenSuSE, Debian, (Simply-)MEPIS, Ubuntu, Kubuntu, Linux Mint, PCLinuxOS, Gentoo, Slackware, Arch Linux e Foresight Linux.

O site tem suporte a vários idiomas, inclusive o Português, não solicita preenchimento de cadastro do usuário.

Referências

http://www.vivaolinux.com.br/linux/
http://pt.wikipedia.org/
http://www.devin.com.br/tlm4/
Artigo originalmente publicado por Ricardo Ferreira Costa do Blog Linux Descomplicado

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre