7° Aula - Conheça mais sobre o Gerenciador de Pacotes Synaptic do Ubuntu



Hoje em nossa 7a. aula veremos mais sobre o Gerenciador de Pacotes Synaptic! Ele é o coração de todo o controle de pacotes (programas) disponíveis para o Ubuntu Linux. Nele você pode pesquisar, instalar e remover aplicativos facilmente! Então é por isso que veremos um pouco mais sobre ele agora! Confira.

Um Gerenciador de Pacotes nada mais é do uma interface gráfica disponível para auxiliar nas tarefas que se relacionam aos pacotes do Sistema Linux! Isto é, em vez de tradicionais comandos, como apt-get install, você simplesmente irá ter uma interface lhe auxiliando nessas tarefas:






Mas o que é um pacote?

Como dito anteriormente, um pacote no Linux, nada mais é do que um software a ser instalado! Quando você instala um software, centenas de arquivos podem ser necessários para executá-lo! Então é por isso que o Gerenciador Synaptic existe - O Ubuntu Linux possui uma forma muito eficaz de instalação, que gerencia toda esta complexidade para você. 

E essas centenas de arquivos que são instalados junto com seu programa escolhido? Pois é, no Linux isso é denominado Dependência de Pacotes:

As vezes alguns programas compartilham dos mesmos arquivos que outros programas usam. Colocando estes arquivos em um pacote, um pacote separado pode ser instalado para prover estes arquivos aos programas que precisem deles. Então, para instalar um programa que precisa destes arquivos, o pacote que os possui precisa ser instaldo.
Fonte: Wiki Ubuntu

Isto é, quando você instala um programa, suas dependências precisam ser instaladas ao mesmo tempo. Então, quando você instala um pacote, não se supreenda se muitos outros pacotes forem instalados juntos. Mas não se preocupe o Gerenciador Synaptic instala tudo isso para você! 

Para saber mais sobre instalação de programas no Linux acesse a 4a. Aula desse Curso que explica melhor isso para você [4° Aula - Instalação de programas no Ubuntu Linux: conheça as diversas maneiras]

Quem controla e onde esses pacotes ficam armazenados?

Como você já viu, existem diversos pacotes que são instalados através do Gerenciador de Pacotes Synaptic. Mas onde ficam centralizados todos esses pacotes?

Todo Gerenciador precisa gerir algo bem centralizado e consolidado, então por isso que a comunidade Linux crio um conceito chamado de Repositórios:

são as fontes de onde os gerenciadores de pacotes buscam os pacotes e dependências para a instação. Isto acontece de forma automática [...]
Fonte: Wiki Ubuntu

Agora ficou mais claro não é mesmo?! E isso ratifica o que falei na última aula [6º Aula - O que você precisa saber para se dar bem no universo Linux] sobre a existência de vírus no Linux! Ou seja, tendo um repositório central fica mais difícil haver arquivos comprometidos que possam infectar seu micro! ;-)

Agora sim: Conhecendo o Synaptic

Para iniciar o Synaptic, escolha Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic. É necessário fornecer a sua senha para entrar no programa. 






A tela principal é dividida em três seções: 
  1. navegador de pacotes/categorias acima à esquerda, 
  2. lista de pacotes acima à direita, detalhes do pacote abaixo à direita,
  3. barra de status mostra o estado do sistema e dicas de ferramentas.

Para navegar pela lista de pacotes disponíveis por categoria, seção, status do pacote, filtros personalizados ou resultados da busca, clique no botão correspondente na parte inferior do painel à esquerda:






Para procurar pelo nome clique no botão Procurar na barra de ferramentas ou, ainda, use o campo Busca rápida!

E para instalar um programa é bem simples: procure-o nessa caixa de busca e selecione da seguinte maneira:

  1. clique com o botão direito do mouse sobre o pacote e escolha a opção Marcar para Instalação no menu de contexto,
  2. Clique em Marcar para instalação para permitir a instalação de pacotes adicionais,
  3. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas  






Logo após esse processo:
  1. Uma caixa de diálogo aparecerá com um resumo das mudanças que serão feitas.  
  2. E por fim Clique em Aplicar!
E para remover um pacote indesejado o processo é o mesmo! Pesquise o pacote, clique com botão direito e escolha a opção Marcar para remoção completa! Assim você garante que todas as dependências desse pacote serão removidas!

Para mais informações sobre o Synaptic

Acesse o Wiki Oficial do Ubuntu e confira mais dicas sobre esse poderoso Gerenciador de Pacotes

Artigo originalmente publicado por Ricardo Ferreira Costa do Blog Linux Descomplicado

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre