CALC - a fórmula é ORDEM



A fórmula ORDEM é utilizada para encontrar a ordem de um determinado valor numa amostra. Esta fórmula é muito útil, por exemplo, se quisermos mostrar numa lista de aprovados qual a colocação de cada indivíduo ao lado da soma dos pontos obtidos.

Considere a planilha abaixo:


SINTAXE:

=ordem(valor;lista;tipo) << o argumento tipo pode ser omitido

1 - Clique na célula C2;

2 - Clique no botão Assistente de funções:


3 - Na guia Funções, no campo Função, procure pela função ORDEM. 

Clique uma vez sobre ela:


4 - No lado direito do diálogo preencha os campos Valor, Dados e Tipo:


5 - Clique no botão Próximo. O resultado será:


No intervalo de dados (B2:B9) adicione $ (cifrão) para "congelar" linhas e colunas da matriz.

6 - "Cole a função" usando o seletor (o minúsculo quadrado no canto inferior direito da célula selecionada). Omita, se quiser, o argumento Tipo. Só em alguns casos ele será importante:


7 - Para dar um toque especial ao resultado final utilize o caractere de concatenação para adicionar o "º" ao lado do numeral. A fórmula ficaria assim =ordem(B2;$B$2:$B$9)&"º":

-----------------------------------------------------------------
A fórmula é:

=ordem(valor;lista;tipo)

=ordem(B2;B2:B6;0)

ONDE:

=ordem() - É a fórmula;

B2 - é o valor a ser avaliado;

lista - é o intervalo que contém a lista de todos os valores disponíveis;

tipo - ordem da sequência. 0 (zero) ou omitido significa decrescente. Qualquer outro valor diferente de zero significa crescente.
-----------------------------------------------------------------

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre