Cursos de Extensão na USC: ARDUINO

BY CISSA GATTO – 04/04/2012

A USC está oferecendo para a comunidade Bauru o curso de extensão ARDUINO. O curso “Arduino” tem como objetivo a capacitação de profissionais para este novo nicho mercadológico, a automação residencial e de pequenos processos. Os alunos do curso aprenderão reconhecer uma placa Arduino ou compatível, suas variações, seus componentes, como trabalhar com entradas e saídas e utilizar sensores e atuadores.

O projeto Arduino foi criado na Itália por Mássimo Banzi com o objetivo de complementar o ensino de programação de computadores através da computação física.O termo “Computação Física” é utilizado para indicar projetos/programas desenvolvidos para computadores que possuem a habilidade de manusear dispositivos físicos, ou seja, programas de computadores que conseguem interagir com o mundo real.

Para que o computador possa interagir com o mundo real, é necessária a utilização de uma interface que se comunicará com dispositivos elétricos e eletrônicos, tais como: leds, lâmpadas, motores, sensores, etc. Uma placa Arduino pode fazer o papel de uma interface, mas também possui componentes que lhe permite funcionar de maneira autônoma e desta forma possibilitando o desenvolvimento de aplicações embarcadas, tais como: robôs, alarmes, roupas eletrônicas, entre outras.

Tanto o hardware como o software do Arduino são open-source. O lançamento de um software open-source não foi uma novidade, mas Mássimo Banzi, surpreendeu ao lançar um hardware open-source. Isto permitiu que surgissem diversas placas compatíveis com o Arduino no mundo inteiro, inclusive no Brasil. No Brasil, temos o Brasuino (Holoscópio – Belo Horizonte), Severino, Program-ME (Global Code – São Paulo), Revolution (Empretec – Bauru), entre outras.

Atualmente a maioria das placas disponíveis no mercado são compatíveis com a placa Arduino Duemila Nove (2009) que possui uma memória de 32kbytes, 14 portas digitais e 6 portas analógicas, mas existem variações de acordo com a aplicação. Tal como o Arduino Mega1280 (128 kbytes, 54 portas digitais, 16 portas analógicas), Arduino Mega2560 (256 kbytes, 54 portas digitais, 16 portas analógicas), Arduino Nano (placa compacta para ser usado em protoboards), LilyPad (para ser costurado em roupas), etc.

Com o objetivo de aumentar suas funcionalidades foram desenvolvidos os Shields que são módulos que podem ser acoplados às placas Arduino. Atualmente temos Shields com as seguintes funcionalidades:

O conhecimento dessa nova tecnologia agregado com a programação de computador, permitirá o desenvolvimento de diversos tipos de aplicações de automação residencial e pequenos projetos industrias, tais como: automação residencial, alarme de segurança, máquina CNC de baixo custo, roupas inteligentes, robôs autônomos, automação de processos industriais, etc.

A proposta do curso tem como norte a interdisciplinaridade entre criação e análise de estilo com foco nas necessidades do cliente de forma objetiva e realista – de acordo com o mercado nacional de moda. Trata-se de uma excelente oportunidade para profissionais e iniciantes, pois a proposta estimula o processo criativo e a observação do cenário comportamental.

CARGA HORÁRIA: 24 horas

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

Para o aluno ser aprovado no curso é necessário:

-75% de presença;

-Entregar o projeto final que será avaliado de 0 a 10;

-Obter nota maior ou igual a 7 no projeto final.


PROFESSOR RESPONSÁVEL: Professor Convidado – Cassio Agnaldo Onodera

Coordenadora : Professora Elaine Cecília Gatto elaine.gatto@usc.br


INVESTIMENTO: Alunos USC – Parcela Única – R$ 150,00


INSCRIÇÕES

Inscrições abertas até o dia 23 de maio de 2012


VAGAS: Total de 30 vagas

AULAS: Maio: 26 e Junho: 02 e 09

OBSERVAÇÕES: O curso poderá ser cancelado ou mesmo alterado, em sua data de início, caso não seja confirmado o número mínimo de participantes.

INFORMAÇÕES: extensão@usc.br ou (14) 2107.7398

É isso ai pessoal, aproveitem!!!

Postagem original em GarotasCPBR por @CissaGatto e pode ser visto também em www.usc.br

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre