Easter eggs em Software Livre

Geralmente quando fazemos um post sobre software livre aqui no blog, é para mostrar para vocês alguma funcionalidade interessante, que talvez, possa lhe ajudar com as tarefas rotineiras.

Entretanto esse post tem o propósito totalmente diferente. Mostrarei alguns easter eggs que estão dentro de alguns programas e que provavelmente não lhe ajudará com tarefa alguma;

Para quem não conhece, Easter Eggs são como os ovinhos dentro dos ovos de páscoa, ou seja, ficam escondidos ^^.

O Algoritmizando selecionou alguns Easter Eggs para vocês, vejam abaixo e divirtam-se!

Para quem já viu o help do comando apt-get, provavelmente reparou que no final tem os dizeres: “Este APT tem Poderes de Super Vaca.”. Para você ver esses poderes basta abrir o terminal e digitar: apt-get moo

E para continuar vendo os poderes vaca você pode digitar:

aptitute -v moo
aptitute -vv moo
aptitute -vvv moo
aptitute -vvvv moo
aptitute -vvvvv moo
aptitute -vvvvvv moo


Abra o calc e em qualquer célula digite =Game(“StarWars”) . O mais engraçado é que se você fechar o jogo e abrir novamente (sem fechar o calc) ele mostra automaticamente “oh no, not againg”

Esse é outro easter egg que não funciona no Libre Office. Abra o Writer do Open Office e digite ” StarWriterTeam e pressione F3. Aparecerá uma foto tosca.

Abra o Vim e digite :help 42. Será mostrado um treco do Guia do Mochileiro das Galaxias, de Douglas Adams

“What is the meaning of life, the universe and everything? *42*

Até o PHP, que é uma das linguagens de programação mais usadas, tem algo escondido. Para ver o easter egg da linguagem é simples, basta ir em algum site que termine com .php e adicionar os parâmetros abaixo.

1.?=PHPE9568F36-D428-11d2-A769-00AA001ACF42
2.?=PHPE9568F34-D428-11d2-A769-00AA001ACF42
3.?=PHPE9568F35-D428-11d2-A769-00AA001ACF42
4.?=PHPB8B5F2A0-3C92-11d3-A3A9-4C7B08C10000

Esse Easter Egg é bem curioso, para “ativá-lo” basta pressionar Alt + F2 e depois digitar free the fish. Aparecerá um peixinho maluco na sua tela. Eu acredito que ele foi baseado no filme Fish Called Wanda

No firefox há três easter eggs bem interessantes, um robôzinho, uma aba com um outro firefox dentro dela e o outro é o Livro do Mozilla.

Vamos ao primeiro, digite na barra de endereços “about:robots” e pronto.

O outro easter egg é o seguinte, você digita: chrome://browser/content/browser.xul na barra de endereços, e aba que você digitou se tornará uma cópia do firefox que estava aberto e você poderá navegar normalmente por ela

O terceiro é o “Livro do Mozilla”, na barra de endereços digite: about:mozilla

Já que estamos falando sobre o Firefox, veja as novidades do firefox 4.

Você pode ver outros Easter Eggs no site Eeggs ou aqui

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre