GIMP 2.8 RC 1 chega com aceleração GPU

Os desenvolvedores do GIMP anunciaram o primeiro release candidate para a próxima versão 2.8 estável do pacote gráfico open-source. A nova versão inclui atualizações para o Generic Graphics Library (GEGL) e o início de suporte paraaceleração de hardware GPU usando OpenCL.

Os recursos de hardware de aceleração em OpenCL GEGL foram originalmente desenvolvidos como parte do Google Summer of Code, em 2009 e 2011 e terminou durante o inverno com o patrocínio da AMD. Em sistemas suportados esse recurso deve acelerar bastante operações intensivas do processador.

Para tentar esse recurso experimental no GIMP, os usuários teem para iniciar a aplicação com o parâmetro de linha de comando GEGL_USE_OPENCL = yes. Outras melhorias no GEGL incluem transformação de perspectiva e de apoio à internacionalização.

Outros novos recursos desde GIMP 2.7.4 incluem um pacote de brushes reformulados e cerca de 40 presets de ferramentas novas que foram lançadas como parte do GIMP 2.7.5 no mês passado. Mais informações sobre os recursos que entram GIMP 2.8 podem ser encontrados nas notas de lançamento para o desenvolvimento da série 2.7.

GIMP 2.8rc1 está disponível para baixar no site do projeto.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre