Guia de pós-instalação do Ubuntu 12.04!

O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” será lançado hoje (acompanhe este link). Se você já utiliza a versão 11.10 do Ubuntu, você pode atualizar automaticamente para a versão 12.04 com o simples comando abaixo, e terá seu sistema atualizado sem perder seus aplicativos. Porém, eu particularmente, prefiro formatar a minha máquina e realizar uma instalação do zero, para evitar possíveis bugs.
O comando para atualização automática é este:
update-manager -d
Legal, mas após instalar o Ubuntu 12.04 na minha máquina, o que devo fazer? Primeiro, apenas depois de terminar a instalação, atualize todos os pacotes imediatamente no sistema: chame a barra de pesquisa do Unity (pressionando o botão “Super”, aquele com o logo do Windows) e escreva, no campo pesquisa, a palavra “terminal” (sem aspas). Clique no ícone do terminal, e digite o comando abaixo:
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

O segundo passo é atualizar os pacotes de idioma

Você sabia que … se você não tiver baixado as atualizações pela rede durante a instalação … você vai acabar acabar com o sistema operacional meio português, meio-Inglês?
Para resolver este problema, clique no botão On / Off (no painel ao lado de seu nome), selecione Configurações do Sistema, e clique em Idioma. Nesse ponto, o próprio sistema irá perguntar se você deseja completar a instalação: selecione Instalar … e está feito! Lembre-se de reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito!

Atualizar Drivers

Meu conselho é verificar imediatamente se há drivers proprietários para seu hardware. Tudo que você precisa fazer é pressionar a combinação de teclas ALT + F2 e escrever:
jockey-gtk
Aguarde a conclusão da pesquisa e, possivelmente, atualize seus drivers.

Ativar gravação e suporte ao sistema de arquivos NTFS

Talvez você nunca percebeu, mas em um novo sistema, a instalação do suporte de escrita à NTFS (o sistema de arquivos padrão do Windows), geralmente não está habilitada. Um exemplo? Se você executou uma instalação mínima do Ubuntu (com a ISO “alternativa”) não poderá escrever em partições e discos NTFS nativamente. Como corrigir? Instalando o pacote ntfs-3g. Abra um terminal e digite
sudo apt-get install ntfs-3g

Instalação dos pacotes restricted extras

Este metapacote é imprescindível, pois permite que você instale diversas bibliotecas e utilitários, comoextração de arquivos .rar, drivers para certos tipos câmeras e muito mais. Todas as bibliotecas / aplicações / drivers são compilados neste metapacote por causa de questões de redistribuição e de licenciamento (eles podem ser distribuídos e instalados com o sistema operacional). Para instalar, abra um terminal e digite:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Instalando o Java

Para instalar o Java no seu Ubuntu, siga este tutorial (Java 7) ou este (Java 6 update 31)

Instalando o Flash

O Flash para Linux foi descontinuado (entenda aqui como irá funcionar agora). Porém, não quer dizer que não exista mais! Abra um terminal e digite:
sudo apt-get install flashplugin-installer
Será instalado a versão 11.2, a última versão com suporte oficial da Adobe.

Fluendo

Se você não tiver ativado os codecs de terceiros, que são instalados durante a instalação do sistema, é hora de instalar o codec Fluendo (ele é o codec responsável pela reprodução de arquivos .mp3), pois ele não vem com o Ubuntu por motivos de restrições de licença. Vamos ao terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get install gstreamer0.10-fluendo-plugins-mp3*

Medibuntu

Os repositórios Medibuntu (Multimedia, Entertainment & Distractions In Ubuntu) é um repositório que contém pacotes que não podem ser incluídos na distribuição por razões legais (direitos autorais, licenças, patentes …), mas que são essenciais para um sistema completo de codecs para reprodução dos principais tipos de arquivos de mídia. Para instalar o Medibuntu, acesse este link aqui.

FFMpeg

Ele é um framework multi-plataforma para codificação/decodificação de conteúdos multimédia. É importante instalar se você for usar o seu sistema para operações de conversão de áudio/vídeo de um formato para outro. Para instalar, vá ao terminal e digite:
 sudo apt-get install ffmpeg

Aplicativos para personalizar seu Unity

Você está feliz com a Unidade? Que bom, eu também, rsrs.. você pode personalizá-lo ainda mais o seu Unity com ferramentas tipo o MyUnityUbuntu TweakUnsettings e etc. Escolha uma delas e instale no seu Ubuntu 12.04
Aproveito para avisar que esta versão do Ubuntu vem com diversos novos atalhos de teclado (que diga-se de passagem são extremamente úteis). Na sua área de trabalho, pressione a tecla Super e fique segurando, que uma tela será aberta lhe mostrando os atalhos da versão.

Alternativas para o Unity

Bom, como estamos no mundo Linux, você não é obrigado a usar nada! Se não gostou do Unity, ok, escolha outro gerenciador de janelas pro seu Ubuntu. Se você quer usar o Gnome 3, basta abrir um terminal e digitar:
sudo apt-get install gnome-session gnome-shell
“Eu gostava mesmo era do Gnome 2…”
Não tem problema! A equipe do Gnome liberou o Gnome Fallback: uma interface idêntica a do Gnome 2 que roda no Gnome 3. Para instalar o Gnome Fallback, abra um terminal e digite:
sudo apt-get install gnome-session-fallback
Se você ainda preferir utilizar o KDE ou o LXDE, ao invés de baixar o Ubuntu, baixe o Xubuntu ou oLubuntu.
Pronto, agora seu Ubuntu 12.04 está prontinho pra você usar e abusar!
Com informações daqui
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre