Photorec - recuperação de arquivos


PhotoRec é um software de recuperação de dados projetado para recuperar arquivos perdidos, incluindo vídeo, documentos e arquivos de discos rígidos, CD-ROMs e imagens perdidas do cartão de memória da câmera digital. PhotoRec ignora o sistema de arquivos e vai atrás dos dados subjacentes, por isso continuará a funcionar mesmo se o sistema estiver severamente danificado ou reformatado.

PhotoRec é software livre e multi-plataforma, distribuído sob a GNU General Public License (GPLV v2+). Para mais segurança o acesso é feito no modo somente leitura para lidar com o cartão de memória ou disco. PhotoRec é um programa que está no mesmo pacote do TestDisk (falaremos dele em outro post), um aplicativo para recuperar partições perdidas em uma grande variedade de sistemas de arquivos e de discos não inicializáveis.

Importante: Assim que uma foto ou arquivo for acidentalmente excluído, ou se você descobrir a falta de qualquer arquivo, não insira novos dados, caso contrário você corre o risco de substituir seus dados perdidos permanentemente. Isto significa que ao usar PhotoRec, você não deve escolher para gravar os arquivos recuperados na mesma partição que estavam armazenados.

PhotoRec é um software de recuperação de arquivos de dados feito para recuperar fotos perdidas de cartões de memória de câmeras digitais ou até mesmo de discos rígidos. Ele busca por:

* Sun/NeXT audio data (.au);
* RIFF audio/video (.avi/.wav);
* BMP bitmap (.bmp);
* dados comprimidos bzip2 (.bz2);
* Código fonte em C (.c);
* Canon Raw picture (.crw);
* Canon catalog (.ctg);
* subdiretório FAT;
* Documento do Microsoft Office (.doc);
* Nikon dsc (.dsc);
* Página HTML (.html);
* figuras JPEG (.jpg);
* vídeo MOV (.mov);
* áudio MP3 (MPEG ADTS, layer III, v1) (.mp3);
* Moving Picture Experts Group video (.mpg);
* Minolta Raw picture (.mrw);
* Olympus Raw Format picture (.orf);
* Portable Document Format (.pdf);
* Script Perl (.pl);
* Portable Network Graphics (.png);
* figura Raw Fujifilm (.raf);
* figura Contax (.raw);
* figura Rollei (.rdc);
* Rich Text Format (.rtf);
* Script shell (.sh);
* arquivamento Tar (.tar);
* Tag Image File Format (.tiff);
* Microsoft ASF (.wma);
* Sigma/Foveon X3 raw picture (.x3f);
* arquivamento zip (.zip).



VERSÃO ESTÁVEL

O programa está nos repositórios do Debian e Ubuntu, portanto para instalar basta abrir um terminal e executar o seguinte comando:

$ sudo aptitude install testdisk

VERSÃO MAIS RECENTE

A última versão do programa pode ser obtida neste link.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre