Resolvendo problemas de conexão a internet do Ubuntu 12.04

O novo Ubuntu 12,04 trouxe uma abundância de novos recursos. São muitas melhorias no Unity, novas opções do sistema como é o caso do novo menu “Privacidade”, o HUD, além de diversos pacotes atualizados, como é o caso do Network Manager, que desembarcou no Ubuntu 12.04 com a versão 0.9.4, que traz muitas melhorias (que você pode conferir nesta página).
Porém muitos usuários estão reclamando de problemas de conexão a internet nesta versão do Ubuntu, principalmente quem está acessando via 3G, VirtualBox e etc. Os usuários conseguem se conectar normalmente, porém, não conseguem navegar. Esse problema ocorre pois as configurações de DNS não estão sendo devidamente reconhecidas e gerenciadas pelo Network Manager.
Pra resolver isso eu te apresento duas formas: a primeira é este tutorial, que vai lhe ensinar a realizar alterações de DNS no Ubuntu 12.04. A segunda está representada no passo-a-passo abaixo:
Para Ubuntu
sudo gedit /etc/resolv.conf
Para Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu
sudo nano /etc/resolv.conf
Insira este conteúdo abaixo no arquivo:
# Gerado pelo NetworkManager
nameserver 8.8.8.8
nameserver 4.2.2.2
Em seguida, salve (se você está usando o nano, pressione CTRL + X, e depois S)
Agora tente navegar. Conseguiu? Legal! Agora vamos “travar” este arquivo pra que ele não seja alterado pelo Network Manager:
sudo chattr +i /etc/resolv.conf
E caso você queira “destravar” o arquivo, digite:
sudo chattr -i /etc/resolv.conf

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre