Como alterar o seu endereço MAC


 
Neste tutorial veremos como alterar o MAC (Media Access Control), o endereço do seu dispositivo de rede. Vamos supor que seu provedor de internet está permitindo apenas as conexões de internet com endereços MACs pré-configurados. Você não será capaz de se conectar à Internet se você comprar um novo celular/dispositivo de rede com fio porque ele usa um endereço MAC diferente. Assim, este tutorial será muito útil para esta situação.

Para verificar o seu atual endereço MAC dos dispositivos de rede, execute este comando:

$ sudo ifconfig -a

Um endereço MAC é uma combinação de 12 dígitos hexadecimais e letras. Você pode gerar um endereço MAC aleatório com este comando no terminal:

$ openssl rand -hex 6 | sed 's/\(..\)/\1:/g; s/.$//'

Agora Você precisa primeiro parar o seu gerente de rede (com fio ou sem fio) com este comando: 
 
$ sudo service network-manager stop

Para alterar o endereço MAC atual, execute o comando:

$ sudo ifconfig eth0 hw ether xx:xx:xx:xx:xx:xx

Troque xx:xx:xx:xx:xx:xx pelo endereço MAC que deseja ou que você gerou. Aqui está meu exemplo:

$ sudo ifconfig eth0 hw ether 32:43:21:ea:bd:40

eth0 (eth1, eth2, etc) é a interface de rede para uma conexão com fio. Se você está se conectando à Internet através de uma conexão sem fio substitua eth0 por wlan0 (ou wlan1, wlan2, etc). O comando aqui ficou o seguinte:

$ sudo ifconfig wlan0 hw ether xx:xx:xx:xx:xx:xx

Troque xx:xx:xx:xx:xx:xx pelo endereço MAC que deseja ou pelo o que você gerou.

Em seguida reinicie o seu gerenciador de rede com o seguinte comando:

$ sudo service network-manager restart

Verifique novamente suas interfaces de rede para ver se o novo endereço MAC está habilitado:

$ sudo ifconfig -a

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre