Criar fotos panorâmicas no Ubuntu


Há cerca de uma semana perguntei a um colega o que é que usava para criar as fotos panorâmicas? A resposta dele foi que usou um software trial, naquela porcaria de sistema chamado de "windows".

Foi aí que coloquei mãos-à-obra e, em pouco tempo, cá está a solução. Continuo a não perceber porque é que as pessoas não fazem um esforço para se dedicarem mais ao Linux, do que a instalarem, e instalarem porcarias que ainda por cima são "trial versions", quando têm à mão alternativas excelentes para usar. Enfim...

O Hugin Panorama Photo Stitcher é um software open source para criar imagens panorâmicas a partir de várias fotografias. Com esta ferramenta também é possível criar panoramas em 360º juntando todas as fotos e em vários formatos como rectilínios, cilíndricos, fisheye, etc... Ao invés de criarmos os pontos de correspondência manualmente, o AutoPano-Sift vai ajudar-nos a fazer tudo de forma automática e simples. O Enblend vai ajudar-nos a aperfeiçoar a junção entre as imagens.

Resumindo, vamos precisar dos seguintes programas:

AutoPano-Sift: Pega em todas as fotografias, analisa e cria, automaticamente, todos os pontos de correspondência entre elas, que posteriormente serão usadas no Hugin;

Hugin: Carrega todas as informações do AutoPano, e ajuda a ajustá-las o melhor possível;

Enblend: vai aperfeiçoar a junção entre as imagens de modo a corrigir o melhor possível.

1. Vamos agora instalar as ferramentas necessárias no Ubuntu:

$ sudo aptitude install autopano-sift hugin enblend

2. Gerar os pontos de correspondência entre as fotografias

NOTA: Para este exemplo, eu coloquei as fotografias numa pasta chamada de "panofotos" no ambiente de trabalho, vocês devem ajustar os comandos ao seu  cenário de trabalho.

Estas são as imagens originais (reduzidas para o tutorial):

Imagem 1 

Imagem 2 

Imagem 3 

Imagem 4 

Vamos então gerar os pontos de correspondência na respectiva pasta:

$ cd panofotos
$ autopanog

carregar as fotos e deixar nas seguintes opções:


Agora, clique em "Compute" e aguarde até terminar (pode demorar cerca de 15min, dependendo do número de fotografias e da resolução das mesmas)


Clique em "Exit", feche o terminal e abra a pasta "panofotos" e abra o arquivo com o Hugin Panorama Creator:


3. Usar o Hugin para juntar as imagens e criar a fotografia panorâmica

Clique em alinhar

Coloque o visto em "Fotometria" (para recompor a imagem)


Na etiqueta "Montador", coloque as opções da seguinte forma:


Na etiqueta "Optimizador", coloque na seguinte opção e depois clique em "Optimizar agora":


Se aparecer a seguinte mensagem, confirme que sim:


Na etiqueta "Exposição", coloque as opções da seguinte forma e depois "Optimizar agora":




Antes de finalizar, faça uma pre-visualização do mesmo para ver como vai ficar (aqui ainda pode fazer mais alguns ajustes):


Finalmente, voltamos à etiqueta "Assistente" e clicamos em "Criar panorama":


O resultado foi este:


Agora podemos usar o Gimp para cortar a imagem numa área retangular...


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre