DNSMASQ – Algo util que pode virar um problema

O Ubuntu a partir da versão 12.04, passou a usar a resolução de nomes (DNS) com o aplicativo dnsmasq, que nada mais faz do que subir um BIND local e fazer cache do DNS, evitando assim que a cada conexão nova, você tenha que verificar se houve alguma alteração no endereço desejavel.

Mas isto passa a ser um problema, quando o serviço dnsmasq começa a cair constantemente, que é o meu caso. Sem escrever absolutamente nenhum log, o serviço simplesmente cai e a para subi-lo novamente, eu tenho ir ao terminal e digitar:

$ sudo restart NetworkManager

O problema é que em alguns casos, depois de 5 minutos feito isso, a porcaria do serviço caiu novamente. Sendo assim, fui em busca da solução final para desabilitar este serviço.

O procedimento é simples, basta editar o arquivo:

$ sudo vim /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf

E comentar a linha de dns:

#dns=dnsmasq

Agora, para que o Ubuntu volte a atualizar o arquivo /etc/resolv.conf a cada reboot da rede ou nova conexão, você terá que fazer o seguinte:

$ sudo > /etc/resolv.conf
$ sudo ln -s /run/resolvconf/interface/NetworkManager /etc/resolv.conf
$ sudo restart NetworkManager

Basicamente, você irá zerar o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf, depois fará um link-simbolico e por ultimo, reiniciará o serviço de redes.

Fonte e Créditos: aqui

1 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre