Robô com tato Humano

Pesquisadores da Universidade da Escola do Sul da Califórnia Viterbi de Engenharia desenvolveram um dedo artificial que pode detectar textura. 

Apelidado BioTac, o sensor foi co-financiado pela Iniciativa Futuros Keck da Academia Nacional de Ciências, os EUA Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), e da National Science Foundation.

Ele tem uma pele exterior macia que circunda um recheio líquido e um núcleo de osso-like. Dentro do núcleo, o BioTac tem um hidrofone - um microfone subaquático - que detecta vibrações como o sensor move-se para determinar a textura.A equipe diz que o BioTac, assim como sua inspiração biológica, também pode detectar força direcional e temperatura.

O BioTac foi incorporado um robô especializado que foi treinado para detectar 117 materiais. Ele conseguiu identificar corretamente qual o material que estava tocando 95 por cento do tempo, que de acordo com os resultados da equipe foi mais preciso do que um dedo humano.

A colaboração com DARPA focado em utilizar o sensor para identificar o grau de dureza de materiais como a borracha.

Os pesquisadores são parceiros na SynTouch , uma startup de tecnologia, e está olhando para vender o sensor para uso em mãos próteses e robôs industriais.



Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre