Teclas Mágicas para destravar via kernel - Magic SysRq

Magic SysRq

O sistema aparentemente travou?? Como proceder nestes casos??

Existe a possibilidade de desligar o sistema sem problemas futuros, ou seja, sem prejudicar o sistema. Por este motivo existe no KERNEL uma opção chamada “Magic SysRq Key” na seção “KERNEL hacking”. Você pode ativar ou desativar essa opção quando você quiser. Abaixo as combinações da tecla mágica:


Alt+SysRq+r – Tira o teclado e o mouse do controle do servidor X. Isso pode ser bem viável quando o seu servidor X estiver travado, você pode mudar para um terminal e matar o X (ou ainda, verificar os logs).

Alt+SysRq+k – Mata todos os processos que estão rodando no momento. Não é interessante fazer isso no terminal onde está rodando o X (ou seja, tty7). A interface gráfica iria parar.

Alt+SysRq+b – Um reboot sem desmontar o sistema

Alt+SysRq+o – Desligamento via APM

Alt+SysRq+s – Escrever todos os dados em memória virtual para a física. Ou seja, memória para o Hard Disk.

Alt+SysRq+u – Remonta todo sistema de arquivos que foi montado para read-only

Alt+SysRq+m - Joga todas as informações da memória para o terminal

Alt+SysRq+e – Envia um SIGTERM para todos os processos fazendo com que se preparem para o shutdown ou reboot, exceto o init

Alt+SysRq+i – Envia um SIGTERM para todos os processos (Quem não obdeceu ao Alt + SysRq + e toma um kill -9), exceto o init.

Alt+SysRq+l - Envia um sinal de SIGKILL para todos os processos, inclusive o init


Para desligar o sistema depois de um kernel panic, faça o seguinte:

Alt+SysRq+e (envia um sinal TERM, processos podem desativar de uma maneira correta, não-brusca, capacitando-os a salvar dados)

Alt+SysRq+u (Um sincronismo será feito quando acontecer um desmonte de qualquer maneira)

Alt+SysRq+i (Quem não obdeceu ao Alt + SysRQ + e toma um kill -9)

Alt+SysRq+b (Reboot)


Para habilitar essas funções da tecla mágica SysRq, é preciso fazer o seguinte:

# echo “1″ > /proc/sys/kernel/sysrq

ou adicionar ao /etc/sysctl.conf

kernel.sysrq = 1

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre