Transforme sua LCD ou Plasma comum em uma SmartTV

A moda hoje no mundo do entretenimento televisivo é ter TV conectada à internet. Hoje há vários modelos no mercado que faz esse link e por um preço bem acessível. Mas, e se eu tenho uma TV mais antiga que não possui esse recurso? Há uma solução ou eu tenho que jogar a minha fora e comprar outra ?
Publiquei em alguns posts aqui no Seja Livre sobre dispositivos Android que transforma qualquer TV emuma Smart e com recursos bem melhores do que os fabricantes fornecem. Neste post, especificarei três formas de fazer essa “mágica” de um jeito mais detalhado que anteriormente.
SmartTV com seu Gadget
Vamos começar pressupondo que você já tenha um Android, e esse Android tenha saída HDMI (como é o caso do Galaxy S II, Galaxy Tab, Motorola Xoom ou Atrix, Multilaser…). Se o seu gadget já tem a saída direta, basta comprar um cabo mini HDMI para HDMI e conectar à TV, ou se você precisa de umacessório para ter acesso ao HDMI (como são os gadgets da Samsung) será necessário adquirir um. Para controlar o gadget a distância (até porque você não vai querer um cabo gigante cortando sua sala), recomendo comprar um mouse sem fio bluetooth ou um Air Mouse com teclado, muito útil para a navegação na net. Essa é a solução mais barata caso você já tenha um Android.
SmartTV com um SET TOP BOX
Há no mercado um aparelho conhecido como SET TOP BOX que nada mais é um Gadget Android para TVs. Ele já vem com tudo (Air Mouse, Saída HDMI, saídas digitais, bluetooth, wifi…), basta conectar à TV e se divertir. Há vários modelos no mercado (até agora só conheço Xing Ling, tenho um e funciona perfeitamente) com várias configurações. O preço fica em torno dos US $100,00 encontrado no Ebay. Aconselho que compre deste modelo, ou um que tenha o Air Mouse, pois facilita a navegação pelo Android.
SmartTV com Dongle Android
Parecido com o SET TOP BOX, o Dongle é um dispositivo um pouco maior que um pen drive, cabendo no seu bolso. Seu diferencial é justamente o tamanho, pois pode ser ligado direto à TV ocupando pouco espaço. O porém é que você terá que adquirir um mouse bluetooth ou um Air Mouse para poder usar o Android (há uma entrada USB para usar mouse e teclados comuns, mas não é o ideal). Tem um preço parecido com o SET TOP e há vários modelos no mercado.
SmartTV com Pyramid Android
Um aparelho muito interessante, podendo ser colocado logo acima de sua TV. O Pyramid Android é parecido om o Dongle e com o SET TOP, mas diferencial é que já vem com um Air Mouse com teclado e câmera interna, para poder usar o Skype, o Fring, ou qualquer app que utilize câmera. Seu preço é um pouco maior que os outros dispositivos, mas vale a pena só pela câmera e pelo Air Mouse.
Todas as soluções são viáveis se você quer transformar sua TV em Smart. Acho que todas elas são melhoes que as Smart TV do mercado. Estas são limitadas ao que o fabricante fornece e o Android TV tem todas as funções e recursos que um gadget tem. Basta cadastrá-los no Google Play e baixar os apps que deseja. Aconselho para quem for comprar que compre um com o Ice Cream Sandwich, pois este é mais usual para tela grandes.
Em breve sairão no mercado TVs com Android já instalado, mas devem custar o “olho da cara”. Vale a pena experimentar essas soluções, sem ter que jogar a sua TV fora para ter uma Smart.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre