Aplomb - bloquear temporariamente o acesso a determinados sites


Segurança nunca é demais, certo. E a segurança dos seus filhos então é algo inquestionável. O que muitos pais certamente já se perguntaram foi como fazer sua criança usar o PC apenas para estudar e não para ir ao Facebook e outras redes sociais. Um método para garantir que seus filhos não naveguem em alguns sites é bloqueando-os temporariamente através de algumas aplicações dedicadas, e uma delas é a ApLomb.

ApLomb é um novo aplicativo para GNU/Linux que permite bloquear temporariamente o acesso a determinados sites, como Facebook, Twitter, YouTube, MSN etc. Com ApLomb podemos definir uma lista de sites em que serão impossível o acesso em um período especificado. As regras impostas permanecerão ativas mesmo que o PC seja reiniciado e apenas o administrador do sistema pode cancelar o bloqueio.

ApLomb pode ser usado como um sistema de controle muito bom dos pais para permitir maior segurança e proteção para crianças e adolescentes ou para impedir que os funcionários ou outras pessoas percam seu tempo de trabalho com distrações durante o horário de serviço. O uso do aplicativo é muito simples, basta executá-lo, definir os sites e o tempo de bloqueio. Após o bloqueio de sites veremos uma notificação para indicar que a navegação está completamente livre.

Para instalar no Ubuntu 12.04 basta abrir um terminal e correr os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:snwh/aplomb
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install aplomb

Ou faça o download neste link.

0 - Quando o processo de instalação for concluído, abra o programa;
1 - A janela do programa surgirá. Digite no campo Edit Blocklist o endereço do site que deseja bloquear e tecle ENTER para adicioná-lo à lista;
2 - Especifique o tempo utilizando o controle deslizante Number of minutes;
3 - Clique no botão Start Blocking (o escudo) para iniciar a política de bloqueios;
4 - A senha de administrador será solicitada. Digite-a e tecle ENTER para prosseguir:


Tente abrir o site que você adicionou à lista:


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre