LibreOffice / OpenOffice - Instalando modo de exibição do apresentador

Conhecendo e instalando

Para apresentar slides em palestras ou eventos, o auxílio de uma plataforma de slides torna o serviço mais fácil, confiável e seguro, ajudando a evitar erros por parte do operador ao apresentar slides na sequência errada, ou fora do tempo correto. 

A maioria dos operadores de slides estão acostumados a utilizar a plataforma do Microsoft PowerPoint, com o Modo de Exibição do Apresentador, no entanto, usuários iniciantes em GNU/Linux têm dificuldades em utilizar o Impress em apresentações e eventos, por não possuir uma plataforma de exibição. 

Assim, utilizamos o Presenter Console, uma plataforma distribuída pela Oracle, gratuita, de fácil instalação, configuração e uso, e que serve tanto para LibreOffice como para OpenOffice. 

Instalação:  A maneira mais prática e simples de se instalar o Presenter Console, é utilizando um gerenciador de pacotes, como o Synaptic. Abra o Synaptic e digite na caixa de busca: Presenter Console



Dê um duplo clique e instale a versão correta do Presenter Console para seu Office. 

No meu caso, como utilizo o LibreOffice, instalei o pacote "libreoffice-presenter-console"

Após a instalação, feche o Synaptic e abra o Impress. 

Apresentando

Conecte o projetor de slides. Na seção de configuração de monitores de sua distribuição GNU/Linux, desmarque, se estiver selecionada, a opção "Espelhar Monitores" (ou Display Mirrors). 

Aqui, configurei meu computador como "Monitor 2" e meu televisor (funcionando como projetor de slides) como "Monitor 1", mas pode ser utilizada qualquer ordem, basta especificar qual será o "1" e qual será o "2". 

Na tela inicial do Impress, selecione a aba "Apresentação de slides" e, em seguida, "Configurações da apresentação de slides". 

Na seção "Múltiplas Telas", configure em qual monitor será mostrada a plataforma de apresentação de slides.



Nesta imagem, configurei o Impress para mostrar o Presenter Console na "Tela 2" (meu computador), e a apresentação de slides será na "Tela 1". 

A imagem mostra, ao mesmo tempo, a tela do meu computador no meu televisor. Clique em 'F5' para iniciar a apresentação de slides.



Se você configurou as telas corretamente na seção "Múltiplas Telas", deverá aparecer uma plataforma como a mostrada acima no seu monitor (lado esquerdo da imagem) e somente a apresentação de slides no projetor de slides (lado direito da imagem). 

Caso a sequência esteja "trocada" (a plataforma aparecer no projetor e a apresentação aparecer no seu computador), basta configurar o Presenter Console para aparecer no outro monitor, na seção "Múltiplas Telas". 

Note que qualquer mudança que ocorra na plataforma de slides não é mostrada na apresentação, assim pode-se, por exemplo, mover o mouse à vontade, pois não será mostrado o movimento dele na apresentação de slides. 

Na janela maior da plataforma, é exibido o slide atual que está sendo apresentado, enquanto na janela menor, no lado direito, é exibido o próximo slide. 

Na barra de ferramentas inferior, você pode trocar os slides pelas setas de "Próximo" ou "Anterior", exibir notas, acompanhar o tempo de apresentação no relógio, explodir a visão de slides, trocar a plataforma para ser exibida no projetor, ou recorrer à ajuda do Impress.



Na imagem acima, a exibição das notas de rodapé em paralelo com a apresentação de slides. Note que não ocorre nenhuma mudança na apresentação do projetor.



E a visão explodida dos slides. Você pode clicar em qualquer slide que a troca será efetuada imediatamente, assim, se você quiser pular do slide 1 para o 5, basta clicar em cima do slide 5, e ele será apresentado imediatamente. 

Considerações finais

O Presenter Console é uma ferramenta muito útil para apresentação de slides, e o manejo correto pode criar apresentações fantásticas, versáteis e sem erros. 

Devido à simplicidade, funcionalidade e versatilidade, o Presenter Console mostra-se como uma excelente plataforma de apresentação para qualquer evento. 

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre