QJoyPad - Ampliando o poder do seu joystick!



Eu tenho um joystick USB que estava soterrado na gaveta porque estou atualmente sem muito tempo para jogos. Para não inutilizá-lo, resolvi configurá-lo com o software QJoyPad para que pudesse manipular "remotamente", da minha confortável cama, um dos meus players favoritos, o VLC. Talvez essa minha situação se aplique a você e por isso estou compartilhando. Vale lembrar que o meu caso é bem limitado se comparado a inúmeras outras possibilidades de utilização com esse recurso, inclusive jogos que não dão suporte a joysticks. Abordarei o procedimento de instalação e configuração com base na minha situação e você poderá adaptá-lo à sua realidade. Então, vamos lá!

INSTALAÇÃO

Instale o repositório PlayDeb através do comando no terminal:

$ sudo echo "deb http://archive.getdeb.net/ubuntu precise-getdeb games" > /etc/apt/sources.list.d/playdeb.list && wget -q -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add - && apt-get update

Logo após, instale o qjoypad:

$ sudo apt-get install qjoypad

Feito isso, teremos o qjoypad instalado e nosso próximo passo é a sua configuração.

CONFIGURAÇÃO

Após o qjoypad instalado, podemos ir no dash e lançá-lo. Logo após, ele aparecerá na tray do Unity que é o local onde mora o problema. Você deve estar se perguntando qual seria o problema já que ele está perfeitamente instalado e já foi lançado. O problema é que o Unity está abandonando o menu de contexto de aplicações que residem na tray. Mas perguntamos, "por que isso?". Simplesmente por não termos necessidade de usar essa funcionalidade obsoleta, podemos unificar todas as funções disponíveis através de um clique único tornando o uso do sistema mais "universal" por abranger equipamentos sensíveis ao toque. Você pode notar que softwares como o NetworkManager já se adaptaram a essa situação mas softwares como o QJoyPad ainda não. Agora que você está ciente disso, vamos para a solução deste caso. Clique no QJoyPad na tray e vá até o menu QUIT. Agora vamos plugar o joystic e abrir um terminal para lançar o QJoyPad sem enviá-lo para a tray através do comando:

$ qjoypad --notray

Na sua tela aparecerá o qjoypad como um ícone flutuante. Clique nesse ícone para abrir a janela de configurações.


Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone. Caso não tenha plugado o joystic, aparecerá a seguinte mensagem:


Basta clicar no botão OK e clicar novamente sobre o ícone flutuante, mas dessa vez com o botão direito. Aparecerá um menu, clique sobre "Update Joystick Devices". Clique novamente com o botão direito sobre o ícone flutuante e perceberá que o primeiro menu "Joystick:" passou a ser "Joystick:1". Aperte Esc para fechar o menu e clique novamente no ícone, mas com o botão esquerdo. Aparecerá a janela de configurações a seguir:


Na parte de cima da janela, na primeira moldura, estamos vendo uma lista com o nome [NO LAYOUT]. Eu cliquei no botão Add e adicionei um layout chamado "vlc". Então, adicione o layout com o nome que você quiser! Logo após fazer isso, ele ficará disponível nessa lista. Selecione-o.

Vamos agora configurar um botão para funcionar como uma das teclas do teclado. Clique no botão "Quick Set". Aparecerá uma pequena janela pedindo para você apertar um botão do joystick "Presse any button or axis and you will be prompted for a key". Basta agora apertar o botão desejado para uma nova janela "Choose a new key or mouse button for Button 4(Ctrl-X for no key)" peça que você aperte a tecla desejada no teclado (pode ser o botão do mouse também). Apertando a tecla, você associou o botão do joystick com ela. Finalize a operação apertando no botão "Done".


Repita esses passos para configurar os demais botões. Essa operação fica ao gosto do freguês. =)

Após concluir esta operação, vá na parte de cima da janelas de configurações e clique no botão "Update" (Ei! Não conte pra ninguém, mas ele fica entre "Remove" e "Revert"). Lembre-se que você é livre para adicionar quantos layouts quiser!

Pronto! Você está agora com o layout configurado. Então, feche a janela de configurações e o ícone flutuante. Chame agora o QJoyPad pelo Dash.

Ele voltará a ficar na tray do sistema. Basta agora selecionar o layout desejado.


Finalmente, o seu joystick passará a executar as ações como se fossem teclas do teclado de acordo como layout desejado.

Para finalizar a dica, o QJoyPad salva suas configurações no diretório ~/.qjoypad3

Você pode simplesmente transferir os arquivos de layout que estão nesse diretório para outra máquina e manter a mesma configuração. Sabendo disso, vou disponibilizar para você o conteúdo do arquivo de layout que utilizo para o VLC.

# QJoyPad 4.1 Layout File

Joystick 1 {

Axis 1: +key 114, -key 113

Axis 2: +key 116, -key 111

Button 1: key 9

Button 2: key 64

Button 3: key 50

Button 4: key 37

Button 5: key 54

Button 6: key 52

Button 7: key 32

Button 8: key 41

Button 10: key 65

}

Você pode abrir um editor de texto de sua preferência, colar esse conteúdo e salvar no diretório ~/.qjoypad3 com a extensão *.lyt

Depois, clique no qjoypad na tray e vá no menu "Update Layout List". Pronto! O layout ficará disponível e você pode usar alguns desses comandos pelo joystick (contando que você se oriente pelos botões de um joystick de Playstation):

Start = Play/Pause 

Quadrado + Cima = Aumenta o Volume

Quadrado + Baixo = Baixa o Volume

R2 = Tela cheia

Quadrado + L2 = Abrir arquivo (Navegue pelos botões direcionais, selecione o diretório/arquivo pelo Start)

Triângulo = Esc (Sair de tela cheia)

L1 = Proporção entre altura/largura

R1 = Aproximação

Por enquanto, é isso aí pessoal! Espero ter ajudado.


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre