Creative Commons anuncia ferramenta seletora de licença

A organização Creative Commons (CC) lançou uma nova versão de sua ferramenta online para ajudar os usuários a escolher uma licença Creative Commons para suas obras. De acordo com o engenheiro de Software Jonathan Palecek, a ferramenta foi reconstruída porque foi bem sucedida, o seletor de licença original foi considerado demasiado linear e se assemelhava a um processo de registro. "Além disso, como a ferramenta foi prorrogado várias vezes, a sua interface se tornou mais e mais confusa", acrescentou Palecek.

O seletor de nova licença da Creative Commons é atualizado dinamicamente enquanto o usuário seleciona as opções e preenche os metadados da atribuição. O desenvolvedor diz que a ferramenta seletor de licença foi completamente redesenhada para "uma maior clareza e facilidade de uso".

A ferramenta web-based combina seleção e páginas de resultados em quatro painéis para ajudar os usuários a escolher uma das seis licenças Creative Commons de direitos autorais. Como os usuários selecionam as opções e preenchem metadados de atribuição, a sugestão de licença resultante e código para inserir a licença em uma página web são atualizados dinamicamente, o que simplifica ainda mais o processo de selecção e elimina a necessidade de um botão de envio. A ferramenta seletor de nova licença está disponível em creativecommons.org/choose.

Um dia depois de anunciar o seletor de nova licença, a organização sem fins lucrativos, também publicou um novo projecto da versão 4.0 de sua suíte de licenças Creative Commons. O segundo projecto incorpora as alterações com base no feedback da comunidade sobre uma série de questões políticas. "Recebemos uma grande quantidade de entrada e propostas de revisão e as pessoas compartilhavam muitas opiniões bem informadas sobre uma vasta gama de tópicos", disse Diane Peters,Diretor do Conselho Geral da CC, acrescentando que "...enquanto houver compromisso e consenso, decidimos adicionar ao projecto 2 as bem fundamentadas e consideradas".

O período para comentários sobre o segundo projeto é menor do que o primeiro e, de acordo com o cronograma de projeto, irá fechar no início de setembro, após o qual uma terceira versão e potencialmente será publicado no final. CC espera finalizar e liberar a versão 4.0 da suíte de licença por volta do final do ano. Um resumo de toda a discussão pública do novo projeto - incluindo a política e elaboração de decisões, e até temas - pode ser encontrada na página Draft 2.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre