Epoptes - Gerênciador de Laboratório


Fiz o teste no Linux Educaional 3.0, e não tive exito, pois não há versão do epoptes para versão hardy (versão do LE 3.0), consegui instalar apenas nos clientes, uma dica, para os que querem continuar usando LE 3.0, vc pode mudar o sistema para o LE 4.0, por exemplo, apenas no servidor, que foi onde eu não consegui instalar o epoptes, e deixar as máquinas dos alunos no 3.0, é uma dica. Ou pode mudar todas as máquinas para o le 4.0.

Primeiramente vc deve adicionar o PPA do epoptes, em terminal digite o comando seguinte:

$ sudo apt-add-repository ppa:oiteam/proinfo-71.2010
(substitua 71.2010 por 83.2008, dependendo do seu pregão)

Caso não consiga adicionar o PPA leia este post:


NO SERVIDOR 
sudo apt-get update
$ sudo apt-get install epoptes
$ sudo gpasswd -a SEUUSUÁRIO epoptes

Obs.: Em SEUUSUARIO, coloque o nome do usuário que vc utiliza no servidor. no meu caso é professor. 

Agora vc precisa pegar o nº IP do servidor: ainda no terminal digite ifconfig e anote o nº de IP que está no campo inet end, pois será usado nos clientes(alunos)

Obs: É aconselhável definir IP fixo no servidor, para isto faça o seguite:

Definindo IP fixo no Servidor (LE 4.0) 
- Na barra inferior, clicar no ícone de conexões > Editar conexões; 
- Na guia 'Sem fio' selecionar a rede (proinfo) e clicar ao lado, em 'Editar'; 
- Na guia 'Configurações IPv4 alterar 'Método' para 'Manual'; 
- Em 'Endereços' clicar ao lado em 'Adicionar'. 
- Preencher 'Endereço' com 192.168.0.x, onde x é um numero de 1 à 253; depois 'Mascara de sub-rede' com 255.255.255.0; e, por último, 'Gateway' com 192.168.0.1. 
- Click em salvar e pronto! - Reiniciar a máquina para as alterações terem efeito.


NOS CLIENTES 

sudo apt-get update
$ sudo apt-get install epoptes-client 
$ sudo kate /etc/default/epoptes-client

Obs.: atenção, caso vc não consiga abrir o arquivo, vc precisa instalar o kate, basta digitar no terminal mesmo: sudo apt-get install kate) e tentar novamente sudo kate /etc/default/epoptes-client, salve as alterações

No arquivo que se abriu apagar o # antes do nome SERVER e substitua o valor depois do = pelo IP do servidor que vc anotou, no meu ficou assim

SERVER=192.168.0.100

Ainda no terminal para obter os certificados digite: sudo epoptes-client -c

REINICIE A MÁQUINA, vc já pode abrir o epoptes no servidor e visualizar as máquinas, iniciar>extras>epoptes.

Obs: O PPA utilizado neste post foi disponibilizado por Laércio de Souza no fórum do Le 4.0

2 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre