Professor constrói laboratório de informática sem gastar nada


Todos envolvidos com educação sabem da dificuldade de montar e manter funcionando um laboratório de informática sem gastos elevados para a entidade de ensino. Um professor americano, Robert Litt, utilizando computadores reciclados e software livre conseguiu colocar em prática seu projeto pedagógico nos EUA. Ele é um fã de tecnologia e acredita que ela é uma parte importante da educação de seus alunos. Em 2007, Robert adquiriu 18 computadores doados. Mas esses computadores estavam num estado pior do que ele esperava. Os sistemas operativos instalados eram lentos demais para aquelas máquinas. Alguns computadores tinham vírus ou malware. Os alunos ficaram frustrados.


A maioria dos problemas dos computadores poderiam ser corrigidos limpando-se os discos e reinstalando o sistema operacional, mas a compra de um novo software para cada computador doado seria proibitivamente caro. Então, Robert começou a pesquisar as opções mais acessíveis. Um amigo que trabalhava com computadores sugeriu que ele usasse um sistema operacional livre, entre váras opṍes sugeriu o GNU/Linux . Como nunca tinha se aventurado no mundo do software open-source, Robert mergulhou na internet para obter ajuda. Ele foi acolhido por um grupo de usuários de GNU/Linux, um grupo amigável de pessoas dedicadas a ajudar aqueles que estão começando a trabalhar com software livre.

Com a ajuda recebida foi instalando o GNU/Linux em suas 18 máquinas doadas. A diretora viu animada e os alunos também. A escola decidiu dar a Robert quatro horas de licença de ensino por semana para que ele tivese tempo para encontrar mais computadores para deixar seu laboratório mais completo. E assim, Robert tornou-se um "professor em missão especial", como ele mesmo diz.

"Os computadores descartados são o nosso recurso de ensino mais desperdiçados".

"Eu criei um laboratório de informática, sem dinheiro, com softwares amigáveis e funcionais. Usei computadores reciclados e eles funcionam bem com software livre. Eu fiz tudo isso dedicando 4 horas semanais de trabalho".

"O que eu fiz pode ser reproduzido em qualquer escola que seja carente de recursos. Se sua escola deseja ter laboratórios de informática e de ensino de base tecnológica e você não dispõe de nenhum dinheiro , leia o meu artigo abaixo e adote o modelo.


fontes

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre