Tutorial: Fazendo imagens 3D (anáglifo)


Hoje quero ensinar à vocês como fazer imagens 3D por meio de estereoscopia.
Uma imagem estereoscópica, também conhecida como anáglifo, é composta pela sobreposição de duas imagens, capturadas de pontos ligeiramente diferentes (paralaxe). Assim cada imagem será filtrada por meio de óculos especiais criando a impressão de ser 3D.

O tutorial foi feito no Ubuntu, usando o Gimp 2.7.2 e duas imagens (esquerda e direita).

Vamos lá.

1º Abrir o Gimp e selecionar as imagens:
Abra o Gimp clicando em “Aplicativos” > “Gráficos” > “Gimp”;


Abrindo o GIMP
No menu “File” clique em “Open as layers”;


Vá ao menu "File > Open as layers"
Vá ao local onde estão as duas imagens (esquerda e direita) e segurando o botão CTRL selecione as duas imagens e clique em “OK”.


Selecione as duas imagens segurando a tecla CTRL e clicando nas mesmas


2º Alterando a cor das imagens:
Selecione a imagem direita na camada e vá ao menu “Colors” e clique em “Níveis”;


Vá ao menu Colors e clique em Níveis
Na janela de níveis em “Canal” onde está escrito “value” selecione o canal “red”;


Selecionando o canal de cores em Canal
Na barra de “Níveis de saída” altere o valor 255 para 0 ou apenas empurre o marcador para a esquerda que também irá zerar o valor.


Nível de saída alterado para zero
Feito isso, selecione a imagem esquerda na camada e faça o mesmo alterando dessa vez os canais “green” e “blue” para zero, assim ela ficará na cor vermelha.

3º Sobrepondo as imagens:
Selecione imagem da camada superior (imagem na posição acima das demais) no painel “Camadas”, que fica normalmente do lado direito, em “Modo” altere de “Normal” para “Screen” (em português a opção chama-se “Esconder”).


Em "Modo" no menu "Camada" selecione "Screen"

4º Salvando o arquivo:
Para salvar a imagem no formato que você desejar, basta em ir em “File” e clicar em “Export…” selecionar o formato e o local da imagem e salvar.


Vá ao menu "File" e selecione "Export..."

Agora a imagem já pode ser visualizada com óculos bicolor (3D).

Confira o resultado:

Clique para ampliar

Caso queira baixar o arquivo .xcf (projeto do Gimp) deste tutorial eis o link:www.mediafire.com/file/99tnhh1fuzdrt1h/flor.xcf.zip

Caso ainda tenha alguma dúvida foi feito também um vídeo passo a passo deste tutorial:

Vimeo:
Youtube:

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre