Blender 2.64A + MakeHuman 1.0 alpha 7 no Debian Squeeze


Blender é um software de modelagem e animação tridimensional de gráficos foi atualizado para a versão 2.64A. Atualmente suporta todas as versões do GNU/Linux, Solaris, FreeBSD, IRIX, MacOS X e Microsoft Windows. MakeHuman é um programa multi-plataforma e open source com o objetivo de fornecer uma aplicação versátil, profissional e extremamente especializada para a modelagem paramétrica de personagens tridimensionais humanóides que está na sua versão 1.0 alpha 7. Aqui mostraremos como tê-los funcionando no Debian Squeeze.

OBTENDO O BLENDER 2.64A

0 - faça o download do Blender 2.64A (64) neste link de acordo com sua arquitetura (Linux x86-32 ou Linux x86-64);
1 - descompacte o arquivo baixado. Será criada a pasta blender-2.64a-linux-glibc27-x86_64;
2 - mova a pasta blender-2.64a-linux-glibc27-x86_64 para sua pasta HOME;
3 - renomeie para o nome que quiser. Deixaremos ela oculta, para isso adicionamos um ponto (.) antes da primeira letra do nome;
4 - agora abra o Alacarte, o editor de menus do Gnome 2, clicando em Sistema > Preferências > Menu principal;
5 - vamos criar um lançador no grupo "Gráficos". Clique uma vez sobre o grupo referido:


6 - No lado direito, clique em "Novo item":


7 - No diálogo "Criar lançador" preencha os campos da seguinte forma:
Tipo: não mexa, deixe aplicativo mesmo;
Nome: digite o nome do programa;
Comando: clique no botão "Navegar" e aponte para o executável que está na pasta que deixamos oculta na nossa pasta HOME:


Comentário: digite o comentário que quiser. No meu caso ficou assim:


Clique em "OK" para finalizar. Feche o Alacarte.



OBTENDO E INSTALANDO O MAKEHUMAN

0 - faça o download do MakeHuman neste link. Baixe o pacote DEB que tem como dependência Python 2.6;

1 -abra um terminal e torne-se ROOT com o seguinte comando:

su - ENTER 
2 -navegue até à pasta do download. No meu caso ficou assim:

cd /home/tutorfree/downloads ENTER 
3 - estando na pasta do download, corra o seguinte comando:
dpkg -i *.deb ENTER 

Quando a instalação for concluída, um lançador será adicionado no grupo "Gráficos". É só executar a aplicação. Se tudo ocorreu bem você verá a seguinte tela:


A aplicação é uma mão na roda para criar seus personagens humanóides. Todas as características podem ser personalizadas:


O modelo e os vértices:

l

leia a documentação para mais detalhes.

makehuman está disponível para:
página do projeto: makehuman.org

blender está disponível para:
página do projeto: blender.org

Fonte e Créditos: aqui

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