Conhecendo o Nautilus - 13º Script - Capturando e Salvando Telas


Para que você possa instalar os Scripts em seu Nautilus é bem simples, só precisa de 3 passos:

1 - Faça download do Script.
2 - Abra o diretório "/home/seu-usuario/.gnome2/nautilus-scripts/" e cole o Script nesse local.
3 - Abra um terminal, logue-se como root e digite:
chown seu-usuario.seu-usuario -R /home/seu-usuario/.gnome2/nautilus-scripts/ && chmod +x /home/seu-usuario/.gnome2/nautilus-scripts/ + enter

Após os 3 passos acima o Script já estará disponível no menu de contexto do Nautilus.

Se quiser ver a primeira postagem e saber mais sobre os Scripts do Nautilus:
Acesse aqui!!!!

Ai vai o 13º script da série:
Capturando e Salvando Telas

O Script de hoje é bem simples, porém muito útil para quem monta tutorias ou apostilas, onde se faz necessário a captura das telas dos aplicativos para serem inseridos nos mesmos.
Mas claro que sabemos que existem diversos aplicativos que capturam telas, poderia até citar aqui o "ksnapshot - KDE" e o "gnome-snapshot - GNOME", porém a nossa intenção aqui é mostrar que podemos construir diversas soluções rápidas e eficientes, usando um pouquinho de conhecimento em "Shell Script" e a possibilidade de integração com o "Nautilus".
Ao acionar o Script, você será perguntado sobre um nome e um local para salvar a imagem que será capturada (.png), assim que fizer isso o ponteiro do mouse se transformará em uma pequena cruz, agora vem a parte interessante, você pode usar essa cruz de 2 formas:


  • Se quiser capturar a tela toda, basta dar um clique com o mouse em qualquer lugar da tela;
  • Se quiser capturar somente um pedaço ou parte de alguma janela, basta usar o mouse com o botão esquerdo e selecionar a parte da tela que lhe interessa;  

Obs.: Como sempre existem alguns parâmetros neste Script que podem (devem) ser modificados de acordo com a sua necessidade.

E o mais importante, compartilhe as suas melhorias e modificações, a comunidade GNU/Linux vai agradecer.

Dependências: zenity - imagemagick

##!/bin/bash
#virmal_divx 2011


a1=`zenity --file-selection --confirm-overwrite --save --title="De um nome ao seu arquivo"`
import $a1.png
convert *.png arquivo.pdf


use o botão abaixo para fazer o download deste Script


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre