Efeito em Texto com Script-Fu


Neste tutorial mostraremos como Criar Efeito em Texto usando o Script-Fu do GIMP. O resultado fica bonito, e depois de um tempo de prática, você cada vez mais habilidade...

Figura 1

Este tutorial faz parte da elaboração de convites para chá de bebê ou para outros fins.

Após abrir o programa – GIMP – criar um novo documento (CTRL+N) na largura e altura condizentes com o convite. è melhor que não seja muito menor em relação ao tamanho do arquivo do convite.

A parte textual fiz usando filtros e num arquivo à parte. Para melhor ver o que estou falando observe a caixa de ferramentas texto ao lado e note suas opções: escolha tipo de fonte, tamanho, cor, comportamento em relação aos parágrafos – alinhamento. Para utilizar a ferramenta texto basta pressionar a tecla T, veja a figura 1.

Para demostrar a ferramenta e alguns efeitos que utilizei para melhor o aspecto do texto vou mostrar o que fiz.

Depois de escolher cor, tamanho e tipo de fonte, escrevemos o texto que desejamos fazer o efeito. Ao selecionar a ferramenta texto estamos prontos para produzir o conteúdo de nosso convite. Os texto são escritos em novas camadas automaticamente. Eu apaguei o fundo a imagem, o que deixou-a com transparência (figura 2).

Uma dica sobre texto para textes e composição é o site Lorem lpsum. Aí é possível gerar textos exemplos com escolha de quantidade de parágrafos. Basta copiar e colar.

Figura 2

Próximo passo é escolher um efeitos para aplicar a nosso texto. Escolhi o filtro alfa para logo – brilhante (figura 3) >>filtros>>alfa para logo>>brilhante. Pode-se escolher ou testar outros filtros e optar diferentemente se preferir.

Figura 3

Ao clicar em brilhante uma janela será aberta em pop-up com um leque de opções do filtro (figura 4).

Figura 4

Agora podemos escolher o degradê/gradiente ou textura para o preenchimento e contorno da fonte, sombra, deslocamento da sombra e cor do fundo. Serão geradas quatro novas camadas. Eu achatei a imagem – menu principal>>imagem>>achatar imagem. Isso mescla todas as camadas em uma só – resultado em figura 5.
Figura 5

Depois de deixar o texto com a aparência desejada, basta copiar e colar no convite. É interessante deixar o fundo do texto transparente. Isso significa que não é bom achatar a imagem neste caso. Apaga-se apenas a camada de fundo branco produzida na geração do script-fu. O que se deve fazer para que o fundo fique transparente pode-se combinar as camadas visíveis.

Figura 6

Repita esse mesmo procedimento para editar o nome principal do convite ou tema, optando por uma fonte e tamanho diferentes.

Para fazer o efeito em texto curto de poucas palavras em uma única linha eis o caminho para o script-fu do Gimp (figura 7).

Figura 7

E você pode encontrar mais alguns exemplos muito interessantes de trabalhos feitos com essa técnica no site onde encontrei essa dica gm2r.com/gimp/efeitos-em-texto-com-script-fu/ 


Fonte e Créditos desta postagem são para: tutorfreebr

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre