GIMP - como colorir fotos preto e branco (por McKay Christensen)

resultado final

Recentemente eu tenho visto um monte de fotos em preto e branco sendo colorida. Eu achava que parecia bem legal, então comecei a ver como fazê-lo usando o Gimp. Abaixo está o tutorial de como eu fiz.

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar uma foto em preto e branco (faça o download da foto de exemplo). Eu decidi tentar usar a foto mais famosa, uma que eu conheço: "Migrant Mother" tirada por Dorothea Lange em 1936. Abra-a no Gimp:


A primeira coisa a fazer é uma cópia da camada. Dessa forma se errar posso voltar ao original:


Gosto de dar às camadas nomes apropriados para tornar as coisas menos confusas no futuro. Em seguida, clique com o botão direito sobre a camada duplicada e crie uma máscara da camada:


Defina o fundo como branco:


Vá em frente e faça uma cópia desta também para usar na primeira região a ser colorida:


Você precisa ter certeza de que sua imagem não está em Tons de Cinza. Vá em Imagem> Modo e definir o modo para RGB:


Agora vá para cores e selecione Equilíbrio de cores (mas você pode usar a Saturação de matiz ou Colorizar):


Precisamos nos assegurar que a imagem está selecionada e não a camada de máscara (veja abaixo). A camada está à esquerda e a máscara está à direita (a seta vermelha da imagem abaixo mostra a máscara da camada). Clique na miniatura da imagem que está à esquerda no retângulo branco:


Com Balanço de cores ou Colorizar, vamos agora tentar obter a mesma cor do objeto que desejamos colorir. Eu comecei com o colarinho. Tenho a certeza que eu criei uma cópia da máscara de camada de imagem e eu poderia usar especificamente para o colar:


Se você escolheu Colorizar, ele vai começar azulada. Ajuste a tonalidade até encontrar a cor que você gosta/deseja:


Eu finalmente tenho a cor vermelha que gosto:


Depois de ter a cor que você quiser, agora você vai precisar selecionar a máscara da camada, clicando sobre ela.


Clique no retângulo direito. Esta é a camada de máscara. Agora vá para Cores e inverter as cores. Uma vez que as cores são invertidas, ele será parecido com o original, sem qualquer cor.


Use a ferramenta de seleção de sua preferência para selecionar o colarinho. Uma vez selecionado, use a ferramenta balde de tinta para preenchê-lo como branco (inverta as cores de frente e fundo):



Feito isso, criar uma nova cópia e repita o processo para cada parte que deseja colorir, ou seja, duplicar a camada com a máscara, usar o Balanço de Cores para colorir, selecionar a máscara da camada, inverter as cores, escolher sua ferramenta de seleção e pintar a região desejada:


Para a minha próxima camada eu fiz a pele da mãe. Usei a ferramenta pincel desta vez. Muito mais fácil. Como a máscara é fundo branco, logo tudo que eu pintar com esta cor será reexibido:


Repita o processo para cada objeto que é uma cor diferente (pode ser bastante tedioso, mas bastante divertido). Uma coisa que eu devo mencionar, não se preocupe muito sobre começar as cores corretas. Alterar as cores mais tarde é bastante fácil:


Aqui você pode ver as minhas diferentes camadas.


É difícil obter as cores direito porque muda as cores de tudo até que inverter ... não se preocupe, vamos ajustar mais tarde:




Se você decidir que quer voltar atrás e mudar uma cor, basta selecionar a camada e voltar para colorir (certifique-se a camada está selecionada e não a máscara):



Eu nunca usaria um suéter laranja, então eu fiz-lhe uma cor mais acastanhada. Eu fiz isso usando colorize e diminui a saturação:


Depois de ter feito todas as camadas, comecei a voltar e ajustar a opacidade nas camadas para torná-la um pouco mais natural e não tão perceptivelmente saturado:


Uma vez que você ajustar a opacidade sobre as camadas, terá terminado:


Trabalho concluído:

foto original

versão colorida

Fonte e Créditos: aqui
você pode ver o original no tutorialgeek

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre