Trelby - software para escritores e roteiristas


Trelby é um aplicativo para roteiristas profissionais que trabalham na plataforma GNU/Linux que buscam uma alternativa de código aberto para auxiliar seus trabalhos (similar ao StoryBook). Gera relatórios de script, faz importações/exportações do projeto final em arquivos Fdx que é uma característica importante, pois é um padrão da indústria. Mesmo se você estiver escrevendo o seu roteiro de especulação própria isoladamente, a capacidade de ler/gravar arquivos projeto final acabará por revelar-se importante.

INSTALAÇÃO DO TRELBY NO UBUNTU

1 - baixe o pacote DEB (para distros baseadas no Debian) do programa neste link;
2 - abra seu navegador de arquivos. Navegue até à pasta do download;
3 - clique com o botão direito do rato sobre o arquivo. Clique em "Abrir com a Central de Programas do Ubuntu". Aguarde...;
4 - Com a Central de Programas aberta, clique no botão "Instalar" para iniciar o processo.
5 - quando a instalação for concluída, feche a Central de Programas.

A interface do programa:


Você terá várias opções de visualização do desenvolvimento do seu trabalho, como por exemplo: o modo de rascunho, onde as quebras de páginas ficam ocultas:


Modo de layout: o que você vê é o que você terá na impressão:


Diálogo de preferências:


Disponível para:
Site do programa: trelby.org
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre