Zello - Transforme seu Android (e GNU/Linux) num Walkie Talkie

Postado originalmente em vivaolinux.com.br por Fabio a quem devem ser dados todos os créditos.

Introdução

Zello Walkie Talkie transforma seu celular num rádio no melhor estilo Nextel, onde basta pressionar o botão para falar. Zello é compatível com Android, iPhone, Blackberry e PC. 

Vale lembrar que o Zello é gratuito, ou seja, você não precisa pagar pelo programa e muito menos para conversar com seus amigos. O único requisito é seu aparelho tenha conexão com Internet, seja por plano de dados, seja por rede wifi. 

- Ok, posso conversar com áudio pelo Skype e GTalk... Por quê usar o Zello? 

R: Zello requer apenas 28k de velocidade, funciona em Internet 2G! Ou seja, seu consumo de dados é muito, mas muito baixo mesmo. Se você não tiver wifi disponível, pode "gastar" o sinal de seu plano de dados sem medo, ao contrário do Skype e GTalk, que exigem melhor banda e consomem mais dados. 

Começarei o artigo mostrando a instalação do software no Android, no final veremos como instalá-lo no GNU/Linux

Página oficial:

Instalando o Zello no AndroidPelo browser, acesse o Zello no Play Store:


Ou abra o Play Store pelo seu celular e digite: Zello Walkie Talkie 

Abra o aplicativo encontrado, clique em instalar e em seguida aceitar.


Uma vez instalado, abra-o. Em sua primeira execução você terá a opção de criar uma nova conta ou logar com uma conta existente:


Eis a tela principal do Zello:

Se é sua primeira execução, o único contato existente será o "echo", que funciona como o "Skype Test Call", onde você pode testar suas configurações de áudio. Para adicionar um contato, clique no botão "+" situado no topo-direita da tela.

Você pode adicionar um contato por username, e-mail ou pelo próprio telefone (se informado durante a criação da conta). Você também pode convidar seus amigos ou encontrar amigos da lista de contatos do celular que já possuam Zello clicando no botão "Livro de Endereços". 

Como usar o Zello Walkie Talkie

A interface do Zello é bem intuitiva, então serei bem direto ao ponto. Deixarei o aprendizado dos demais recursos do aplicativo por sua conta, afinal é clicando que se aprende. :) 

Existem três abas na interface do programa:

RECENTS - Exibe o histórico de suas conversas;
CONTACTS - Exibe os seus contatos;
CHANNELS - Lista os canais em que você se inscreveu.

Efetuando uma chamada com ZelloClique no contato desejado. A seguinte tela se abrirá:

Caso ainda não tenha iniciado uma conversa, talvez seja mais apropriado enviar um alert para a pessoa antes de sair falando. Para enviar um alert, basta pressionar o ícone de carta situado no topo-direita da tela. O programa enviará uma mensagem com seu texto para o contato selecionado. Caso você não digite mensagem, o texto padrão será "Zello me".


Agora você pode pressionar o botão "Pressione e fale" e conversar a vontade. 

Outros recursos da tela:

Histórico - Exibe o histórico recente de mensagens (inclusive com áudio) entre você e a pessoa/canal;
Alto-falante - Faz com que o celular se comporte como um walkie talkie ou Nextel, usando o viva-voz do aparelho;
Bluetooth - Não testei. Provavelmente seja para jogar o áudio para seu fone bluetooth;
Individual - Tira a conversa do modo viva-voz.

Adicionando um canalNa aba CHANNELS, clique no botão "+" situado no topo-direita da tela. Você terá duas opções:

Procurar uma sala por nome;
Criar uma nova sala.

Para o exemplo do artigo, vamos adicionar o canal "Viva o Linux Oficial", que foi criado para que os membros do VOL possam se reunir para conversar. A senha para entrar no canal é: stallman 

Criei uma senha para evitar que qualquer um entre no canal. Dessa forma eu restrinjo o canal aos membros do VOL, pois somente eles terão acesso à senha. De qualquer forma, fiquem a vontade em divulgar a senha para seus amigos pinguins. 

O processo de conversa no canal é semelhante ao de conversa com um usuário. Clique e descubra! 

Obs.: "Viva o Linux" já estava em uso, então criei o "Viva o Linux Oficial". 

Instalando o Zello no GNU/Linux

Infelizmente ainda não existe uma versão nativa do Zello para GNU/Linux, porém o mesmo funciona sem problemas quando executado pelo wine. 

Baixe a versão do Zello para Windows em:


Clicando em "Free download" e escolhendo a opção "Zello for PC". 

Ou pelo terminal, digite: 


Feito o download, vamos instalar: 

$ wine ZelloSetup.exe 

No final da instalação surgirá uma tela solicitando login/senha para criação de uma nova conta. Caso você já tenha uma conta, clique em "Cancel". Caso contrário, siga os passos normalmente. 

Um ícone do Zello será criado em sua área de trabalho.


Sua interface é bem parecida com a do Android, portanto não explicarei como usá-lo para evitar redundância. 

A única dica que merece menção é que a tecla de atalho para falar é o F7. Melhor que ficar pressionando o botão com o mouse né!? 

Caso queira executá-lo a partir do terminal ao invés de clicar no ícone do desktop: 

$ wine ~/.wine/drive_c/Arquivos de Programas/Zello/Zello.exe 

Obs.: O caminho do arquivo pode mudar de acordo com sua instalação. Caso seja diferente, procure-o usando: 

$ find ~/.wine -name "Zello.exe" -print 


Troubleshooting

Testei o Zello numa instalação do Ubuntu 12.10. Tive problemas com áudio ao executar o Zello.exe como usuário comum. Como ainda não tive tempo de verificar as permissões do wine, optei por executá-lo como root. Caso descubra a solução, poste nos comentários que atualizo o artigo. 

Agradeço ao amigo Silvio Palmieri por ter me apresentado ao Zello. 

É isso! Espero vocês no canal "Viva o Linux Oficial".

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre