Bodhi Linux - uma distro extremamente leve, elegante e cheia de efeitos


Bodhi Linux é uma distribuição para o desktop baseada no Ubuntu com o elegante e leve gerenciador de janelas Enlightenment. O projeto que integra e pré-configura as compilações mais recente do Enlightenment diretamente do repositório de desenvolvimento do projeto, oferece nível de modularidade, alta personalização e escolha de temas. O padrão do sistema Bodhi é leve - as únicas aplicações pré-instaladas são Midori, LXTerminal, EFM (Iluminação File Manager), Leafpad e Synaptic - mas você encontrará toda uma extensa lista de softwares disponíveis através do AppCenter, um web-based ferramenta de instalação de software.

Para baixar o Bodhi Linux visite esta página

Requisitos mínimos para correr o Bodhi Linux são:

↦ Processador a 300 MHz;
↦ 128 MB de RAM;
↦ 1.5 GB de espaço em disco.


O processo de instalação da distro deve ser bem familiar, pois ela utiliza o instalador do Ubuntu, logo nada de surpresas ou assombros no processo de instalação.
No boot com o CD do Bodhi você verá esta tela. 
Tecle ENTER ou aguarde para iniciar o LiveCD:


Nesta tela você deve escolher o tipo de interface que deseja usar (existe opção para tablet). Faça a sua escolha e clique em NEXT:


Nesta tela escolha a opção "compositing" para ter um desktop cheio de efeitos e ao mesmo tempo ultraleve. Clique no botão NEXT para prosseguir:


Escolha um tema. Clique no botão NEXT para prosseguir:


Se você escolheu as mesmas opções deverá ver a seguinte tela:


Para iniciar a instalação basta clicar sobre o ícone "Install" na barra inferior ou no ícone que está no Ambiente do Usuário (área de trabalho):


O resto é bem familiar, você será auxiliado pelo o instalador do Ubuntu. 
É só fazer suas escolhas:


Quando a instalação terminar você deverá reiniciar o sistema. 
Retire o CD/DVD do drive e reinicie. Na volta veremos a tela de login do Bodhi:


Clique na opção "More..." para fazer login com o usuário criado na instalação:


Fiquei impressionado com a leveza desta distro, pois mesmo rodando numa máquina virtual é extremamente rápida e cheio de efeitos, menus transparentes e etc.

Baseada: Ubuntu
Origem: USA
Desktop padrão: Enlightenment
página do projeto: bodhilinux.com
Ranking da DistroWatch: 14ª

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre