Scratch 2.0


O Scratch 2.0 deve ser lançado no início de 2013.
A tradução para vários idiomas está bem avançada.
O slogan para a chamada é "Criatividade e colaboração na web". 
Na nova versão, podemos interagir com o programa usando câmera. Também tem a função clonar e seus próprios blocos de programas (essa função já existe em versões alternativas do Scratch que podem ser encontradas na web).
A ideia da clonagem é que um mesmo sprite pode ser executado várias vezes de forma simultânea em diferentes lugares.
Por ser baseado na web, agora poderemos criar botões em que nossos usuarios poderão clicar. Tudo ficará registrado em banco de dados. Isso significa que poderemos criar placares (scores), votações, etc.
As figuras são imagens vetoriais, ou seja, poderemos ajustar seus tamanhos sem perder qualidade!


Não me perguntem como ficará o futuro. O Scratch 2.0 usa flash. Ao mesmo tempo, semana passada dei uma conferida com a Adobe e entendi que eles não oferecerão mais atualizações de seu plugin para a plataforma Linux.
Tiro no pé deles mesmos. Vamos acabar migrando de vez para HTML5 ou alguma outra tecnologia aberta.

Fonte e Créditos: aqui


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre