Tudo o que precisa de saber para instalar o Steam no Ubuntu


De­pois de na pas­sada se­mana termos anun­ciado que a versão pú­blica do Steam es­tava quase a chegar, eis que chega a con­fir­mação. A partir de hoje, qual­quer pessoa po­derá ter no seu com­pu­tador o Steam na­tivo para Linux, sem ne­ces­si­dade de acesso ao ser­viço Beta nem ne­nhum truque para en­ganar o sis­tema.

O lan­ça­mento do Steam nesta pla­ta­forma prova que o Linux está a crescer cada vez mais, com as mai­ores em­presas de vi­de­o­jogos a es­tarem também mais atenta aos pe­didos dos uti­li­za­dores. O fu­turo pa­rece ser ri­sonho, e quem sabe se não che­gamos fi­nal­mente ao ano do Linux.

Neste ar­tigo apre­sen­tamos-lhe tudo o que pre­cisa de saber para ins­talar e jogar no Steam no Ubuntu. Mos­tramos-lhe que pre­pa­ração o seu com­pu­tador deve ter ao nível de dri­vers, ex­pli­camos como ins­talar e até como re­gistar uma nova conta no Steam.

Pré-Re­qui­sitos

Antes de ins­talar o Steam ve­ri­fique pri­meiro se já tem os mais re­centes dri­vers para a sua placa grá­fica, con­sulte o se­guinte ar­tigo e nele en­con­trará in­di­ca­ções sobre como adi­ci­onar os dri­vers e que dri­vers deve você ins­talar:



Ins­ta­lação

A ins­ta­lação do Steam no Ubuntu não po­deria ser mais sim­ples, po­dendo ser exe­cu­tada com um sim­ples co­mando no Ter­minal. Abra então o Ter­minal (através do Dash), copie e exe­cute o se­guinte co­mando, ele irá trans­ferir o ins­ta­lador para o seu com­pu­tador e fazer au­to­ma­ti­ca­mente a ins­ta­lação do pro­grama e das suas de­pen­dên­cias (du­rante o pro­cesso de ins­ta­lação, será pe­dida a senha para pros­se­guir a ins­ta­lação, por isso nessa al­tura di­gite-a):

$ wget http://​media.​steampowered.​com/​client/​installer/​steam.​deb
$ sudo dpkg -i steam.​deb
$sudo apt-get ins­tall -f

Re­giste-se no Steam

Após a ins­ta­lação ter­minar já po­derá in­ciar o Steam. Para tal, através do Dash, inicie o Steam:


Apa­re­cerá então ja­nela da imagem abaixo. Caso já seja um uti­li­zador do Steam faça o seu login como é normal, se de­sejar criar uma conta clique no botão “Create New Ac­count“.


Será ne­ces­sário aceitar as po­li­ticas de Subs­crição e de Pri­va­ci­dade do Steam, é re­co­men­dável ler a to­ta­li­dade das in­for­ma­ções não só agora que cria a conta mas sempre que estas po­li­ticas sejam al­te­radas.


Na nova ja­nela es­colha o seu nome da conta, que será uti­li­zado sempre que faz login no Steam (ou no web­site do Steam) e não pode ser al­te­rado. Apesar de não poder mudar o nome da conta, po­derá mudar o nome pú­blico pos­te­ri­or­mente no seu perfil.


Caso o seu nome de conta seja aceite po­derá con­ti­nuar o pro­cesso, sendo agora re­qui­si­tado um email para as­so­ciar à conta. Este será o email para onde serão en­vi­adas as in­for­ma­ções da conta e é ne­ces­sário para con­firmar a ve­ra­ci­dade da conta.


De­pois de in­serir uma res­posta para uma questão de se­gu­rança verá um ecrã com os seus dados de login e email, faça um print-screen desta imagem caso de­seje guardar estes dados pois a função de im­primir uma cópia ainda não fun­ciona cor­rec­ta­mente.


En­trará agora pela pri­meira vez no Steam, onde verá no topo uma barra ho­ri­zontal verde onde lhe é per­gun­tado se o seu email é re­al­mente seu, clique na opção “Yes” para re­ceber um email com ins­tru­ções para con­firmar a sua conta.


De mo­mento apenas estão dis­po­ní­veis 39 jogos para Linux, entre eles o fan­tás­tico Team For­tress 2 grátis para jogar, mas a lista de­verá au­mentar em breve assim que o motor Source seja de­se­ja­vel­mente es­tável em Linux.


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre