Como adicionar itens às Configurações do Sistema do Ubuntu


As Configurações do Sistema (System Settings) em distribuições como o Ubuntu e alguns derivados fornecem as configurações agrupadas em categorias para acesso rápido. Embora tenha o básico que a maioria precisa, pode haver a necessidade de se adicionar outras opções que julgamos necessário. Neste tutorial mostraremos o procedimento em 3 passos.
A configuração padrão:


Existe uma pasta em nosso sistema que guardam referências aos aplicativos instalados (usr/share/applications):


ADICIONANDO ENTRADA ÀS CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA

0 - Abra um terminal e navegue até à pasta /usr/share/applications com o seguinte comando:

$ cd /usr/share/applications/

1 - Para visualizar todos os arquivos da pasta, faça:

ls ENTER Estamos interessados nos arquivos .desktop:


2 - Tendo escolhido o aplicativo que deseja adicionar às configurações do sistema corra o seguinte comando (troque o nome do arquivo de acordo pelo de sua escolha). Neste exemplo vamos adicionar a Ubuntu Software Center, portanto:

$ sudo gedit ubuntu-software-center.desktop

3 - O arquivo de configuração será aberto. Adicione depois da última linha o seguinte trecho:

Categories=GNOME;GTK;Settings;X-GNOME-SystemSettings;X-GNOME-Settings-Panel;
X-GNOME-Settings-Panel=ubuntu_software_center

Veja como ficou meu arquivo:


No caso desta escolha é preciso apagar o %U que deve está na linha 6. Se não apagar este argumento, sempre que abrir a Central de Programas pelas configurações será feito uma pesquisa a procura do software "%u" que não existe:


Agora salve e feche o arquivo. É só abrir as configurações do sistema e você verá a nova entrada:


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre