Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot



Se você ganhou de Natal um computador homologado para o Windows 8, é possível que a instalação do Linux nele seja dificultada pelo recurso chamado Secure Boot, que só permite a execução de sistemas assinados digitalmente com uma chave reconhecida pelo sistema – no caso das máquinas pré-instaladas com o Windows 8, a chave configurada de fábrica será a da Microsoft.

Os esforços para oferecer suporte a este tipo de equipamento em distribuições começaram há meses, e Matthew Garret (que desenvolveu o shim, um dos softwares que permitem o boot nessas condições) preparou uma lista das distribuições que já o suportam.

Segundo as pesquisas dele, a lista de distribuições com suporte a este tipo de máquina em versões já lançadas só tem um item: Ubuntu 12.10 64-bit. Ele vem com uma versão antiga do shim, já assinada pela Microsoft e que deve dar boot em todas as máquinas afetadas.

Mas não é a única opção possível: as imagens de desenvolvimento do Fedora 18 64-bit também já vêm com o shim assinado pela Microsoft, e é uma versão mais recente dele, o que deve oferecer melhor compatibilidade com alguns hardwares, especialmente Radeon. O Sabayon também já vem com o shim em suas imagens diárias (mas não nas imagens da página de downloads), embora com um procedimento diferenciado de boot.

Sobre as outras distribuições e sistemas, ele comenta que a SUSE trará o shim assinado pela Microsoft, o Debian está com o processo em andamento de integração do suporte ao UEFI ao instalador, e o gerenciador de boot da Linux Foundation ainda não chegou a obter uma versão assinada pela Microsoft.

Fonte e Créditos: aqui e aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre